Topo

Sabia que o Facebook lista suas características e entrega para anúncios?

O que Facebook, WhatsApp e Instagram sabem sobre você? - Influu
O que Facebook, WhatsApp e Instagram sabem sobre você? Imagem: Influu

Sapna Maheshwari

Do NYT

29/01/2019 04h00

Você está confortável com isso? Três quartos dos usuários da rede social não sabe que a empresa compila essas informações

O escrutínio da coleta e uso de dados de consumidores do Facebook nos últimos anos levou a gigante de tecnologia a defender repetidamente seus esforços em torno da transparência e da privacidade. Mas cerca de três quartos dos usuários do Facebook não sabiam que a empresa lista suas características e interesses pessoais para os anunciantes em seu site, de acordo com um estudo publicado pelo Pew Research Center na quarta-feira (16).

Metade dos usuários que consultaram a página do Facebook com esses dados --conhecidos como "Preferências de anúncios"-- disseram que não estavam confortáveis com a empresa compilando essas informações. A Pew realizou uma pesquisa nacionalmente representativa com 963 adultos nos EUA com contas no Facebook entre 4 de setembro e 1º de outubro do ano passado.

2018, o ano que a casa caiu para o Facebook

Relembre os escândalos

Embora os consumidores tenham aprendido mais nos últimos anos sobre como são direcionados para anúncios online, o estudo sugere que muitos ainda não sabem quanto de seu comportamento é rastreado, onde é compilado ou até mesmo que o Facebook tem uma página que lista toda essa informação. A Pew focou no Facebook, que também é dono do Instagram e do WhatsApp, porque "desempenha um papel extremamente importante no ecossistema de mídia do mundo", disse Lee Rainie, diretor de pesquisa de tecnologia e internet da Pew.

A privacidade importa para os americanos --é um valor clássico americano-- mas, quando estão online e fazendo outras coisas, eles agem como se fosse OK em ter suas informações pessoais para colher e analisar

Rainie

"Uma das teorias sobre essa inconsistência é que os americanos não sabem realmente o que está acontecendo. O fato de que 74% dos usuários do Facebook não sabem que essas listas são mantidas vai para o cerne da questão sobre se os americanos estão ou não com esses sistemas", diz ele.

Cerca de 88% dos usuários tinham anúncios marcados em sua página Preferências de anúncios. A página diz que isso permite que os usuários "aprendam o que influencia os anúncios que você vê e assuma o controle da sua experiência com as propagandas".

Dado não é roubado: o ano que nos obrigou a cuidar melhor dos nossos dados

Leia Mais

"As descobertas da Pew ressaltam a importância da transparência e do controle em toda a indústria de anúncios e a necessidade de mais educação do consumidor em torno dos controles que colocamos ao alcance das pessoas", disse Joe Osborne, porta-voz do Facebook. "Este ano, estamos fazendo mais para tornar nossas configurações mais fáceis de usar e colocando mais eventos presenciais em anúncios e privacidade".

A publicidade direcionada é o núcleo do negócio do Facebook, que gera mais de US$ 40 bilhões em receita a cada ano.

Por meio de todos os cliques, postagens e compartilhamento de artigos e atividades em outros lugares online, o Facebook cria um perfil de anúncio para cada um de seus usuários. Isso inclui informações tão básicas quanto sua idade e localização, bem como seus hobbies, inclinações políticas, tipo de família e muito mais. Os anunciantes usam essas informações para direcionar mensagens personalizadas aos usuários.

Mas questões sobre como esses dados podem ser utilizados para manipular as pessoas --e o quanto eles sabem sobre essa coleta em primeiro lugar-- colocaram empresas de tecnologia como o Facebook na defensiva.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

As empresas de tecnologia reagiram promovendo ferramentas que dizem oferecer transparência em relação às práticas de negócios, incluindo "Preferências de anúncios" e um produto semelhante do Google chamado "Configurações de anúncios". Em dezembro, o Facebook criou um quiosque temporário no Bryant Park, em Manhattan, para fornecer aos consumidores informações sobre privacidade e segmentação de anúncios.

A pesquisa de Pew também analisou duas das classificações de usuários mais controversas do Facebook, que são determinadas por algoritmos: inclinações políticas e "afinidades multiculturais" (o Facebook decide se um usuário tem uma "afinidade" com um grupo minoritário afro-americano ou asiático-americano, que pode ser usado para segmentar anúncios).

Metade dos entrevistados da pesquisa recebeu uma classificação política, enquanto um quinto disse que eles receberam uma de afinidade multicultural. Vinte e sete por cento daqueles com uma classificação política disseram que a classificação "não pouco ou nada precisa". Com as afinidades multiculturais, 37% disseram que "não tinham uma forte afinidade ou interesse" no grupo que eles foram atribuídos.

"Um dos debates que já vimos muito é: como julgamos o desempenho dos algoritmos?", disse Rainie. "Uma linha de pensamento na comunidade tecnológica, e particularmente na comunidade de críticos, é que deve ser de 100% --se você vai julgar a maneira como o mundo funciona, você deve ser bastante preciso.

O contra-argumento é que o teste para um algoritmo é: ele faz um trabalho melhor do que os seres humanos em descobrir como o mundo funciona?"