Topo

Xô, meme de WhatsApp! Como organizar sua vida tecnológica em simples passos

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Brian X. Chen

Do NYT

24/02/2019 04h00

Com um novo ano e uma nova série da Netflix que apresenta a guru organizadora japonesa Marie Kondo sobre a arte da arrumação ("Tidying Up"), muitos de nós estão experimentando como simplificar nossas vidas, purgando nossas casas de coisas indesejadas. Mas e as coisas que não vemos?

Pense no lixo digital que acumulamos, como as dezenas de milhares de fotos inchando nossos smartphones ou o acúmulo de arquivos bagunçando nossos computadores, como antigas apresentações de trabalho, recibos de despesas e capturas de tela que não abrimos há anos.

Além da bagunça digital, o hardware tecnológico contribui para a pilha de lixo que não desperta alegria em nossas vidas. Todos têm uma gaveta cheia de celulares antigos, fios enrolados e fones de ouvido que nunca são tocados. E as coisas que usamos todos os dias, como cabos de carregar celulares espalhados pela casa, são uma monstruosidade.

Por que as pessoas são tão terríveis com o acumulo de tecnologia? Cary Fortin, um organizador profissional da empresa New Minimalism, resumiu:

Não pensamos no custo de manter as coisas, mas pensamos no custo de precisar de algo um dia e não tê-lo

Não se preocupe, caro leitor. Como crítico de tecnologia que testa dezenas de gadgets por ano, estou em uma posição única de ter de lidar com um número extraordinário de produtos e acessórios de tecnologia todos os dias. (No ano passado, eu trouxe nove novos smartphones, dois tablets, quatro alto-falantes inteligentes e 14 acessórios de energia para minha casa.) Então, aqui está um guia para arrumar sua tecnologia física e digitalmente, incluindo dicas de organizadores profissionais.

Como se livrar de cabos de energia?

O principal responsável pela bagunça tecnológica em todas as residências, dizem os organizadores profissionais, são os cabos de energia. Parte do problema é que normalmente precisamos de fios diferentes para produtos como smartphones, baterias, câmeras e laptops. Estes então eles se acumulam em uma bagunça emaranhada.

Veja como resolver a superpopulação de cabos de energia em algumas etapas simples:

Reúna-os e se livre daqueles que você não precisa.

Isso parece mais fácil de dizer do que fazer, mas aqui está uma boa regra: "Se você não sabe para o que serve, livre-se dele", disse Marissa Hagmeyer, consultora da organização e co-proprietária da Neat Method. Entre os fios que você mantém, se houver extras, limite-se a dois, como dois cabos Micro USB, disse ela.

No processo, você pode acabar descartando um cabo que você pode precisar mais tarde. Mas não se martirize. "Você pode comprar um novo se precisar", disse Fortin. Isso é melhor do que desperdiçar espaço com algo que você pode precisar hipoteticamente.

A mesma abordagem pode ser aplicada a outros gadgets tecnológicos, como o smartphone obsoleto que está na gaveta de meias. Se você não o usou por seis meses, se livre dele. Acessórios e acessórios tecnológicos indesejados podem ser descartados com responsabilidade por meio de centros de doação ou programas de reciclagem eletrônica, como o da Best Buy.

Tenha um lugar designado para todos os seus acessórios tecnológicos.

Escolha em algum lugar da sua casa onde seus vários cabos viverão, como um armário, armário ou gaveta. A partir daí, categorize os cabos e lhes dê compartimentos. Eu separo meus diferentes tipos de fios —fones de ouvido, carregadores de telefone, cabos USB diversos e cabos de energia de computadores— em sacos Ziploc e os rotulo com etiquetas. Todas as sacolas vivem em uma gaveta no meu suporte de TV.

Existem diferentes maneiras para organizar seus cabos de energia. Famílias com crianças poderiam dar a cada membro um compartimento. Por exemplo, coloque o carregador de iPhone, o carregador de laptop e os fones de ouvido do seu filho Joe em uma embalagem Ziploc e identifique-a como "coisas de tecnologia do Joe".

Este passo é obrigatório. "Se você não tem um lugar dedicado para seus itens, então está perdendo tempo para encontrá-los", disse Keith Bartolomei, organizador profissional do Zen Habitat.

Esconda os fios que vivem soltos.

Mesmo se você encontrar um lugar para guardar seus cabos extras, provavelmente terá alguns deixados plugados o dia todo. Para arrumar, há métodos para esconder os fios ou, no mínimo, mantê-los fora do chão.

Bartolomei recomenda o uso de fios torcidos e elásticos para manter os fios enrolados em torno dos móveis, como as pernas da mesa. Há também produtos para agrupar e ocultar fios, como mangas de tecido ou caixas que cobrem seu filtro de linha. Minha técnica para manter os fios fora do chão é passá-los por de fivelas magnéticas que ficam presas em uma mesa de metal.

Como resistir ao acúmulo digital

Arrumar sua mídia digital pode não parecer útil porque seus arquivos não são visíveis no mundo real. No entanto, manter todos os dados ocupa um espaço valioso nos dispositivos e, ao mesmo tempo, torna os arquivos importantes mais difíceis de encontrar. Os profissionais recomendaram um processo de limpeza e rotulagem do que sobrou. Veja como isso funcionaria:

Faça uma liberação anual dos arquivos que você não precisa mais.

Para simplificar esse processo em um computador, abra uma pasta e classifique os arquivos pela data quando foram abertos pela última vez. A partir daí, você pode eliminar imediatamente os arquivos que você não abriu nos últimos anos.

Em seu smartphone, remova aplicativos desnecessários que estão ocupando espaço. Em iPhones, a Apple oferece a ferramenta iPhone Storage, que mostra uma lista de aplicativos que usam mais dados e quando foram usados pela última vez; em dispositivos Android, o Google oferece uma ferramenta semelhante chamada Arquivos. A partir daqui, você pode se concentrar nos dados e excluir os aplicativos que você não tocou em meses.

Gerencie sua enorme biblioteca de fotos.

Erradicar fotos é o processo mais desafiador, concordaram os organizadores profissionais, porque o simples pensamento de apagar suas memórias pode ser doloroso. Mas as fotos são alguns dos maiores satélites de dados de todos, então algumas manutenções periódicas são cruciais.

Comece por aparar os mais fáceis: fotos duplicadas, borradas e antigas.

Em seguida, vá para a parte mais difícil: apague as fotos que saíram decentes, mas não suas favoritas. Bartolomei disse que as pessoas podem olhar para cada foto e fazer algumas perguntas: "Isso é algo que você quer ver de novo? Isso te faz feliz? Deseja passar mais tempo com esta foto no futuro?" Se você responder não a alguma dessas perguntas, a foto provavelmente poderá ser colocada na lixeira.

Minha abordagem para gerenciar fotos digitais é limpar tudo sem fazer nenhuma organização. Eu uso o Google Fotos, que automaticamente faz o backup de cada foto na nuvem, compila fotos em álbuns e inclui uma ferramenta para remover imagens do dispositivo. (Também faço backup de todas as minhas fotos em um disco externo, caso fique insatisfeito com o Google Fotos.) Depois, apago todas as fotos do meu iPhone a cada seis meses e pago ao Google US$ 2 por mês para gerenciar milhares de fotos em resolução máxima.

Seja qual for a abordagem que você tome, não economize em arrumar seus dados. Mesmo que não ocupe espaço físico, isso ainda pode causar danos a você.

"Dados ocupam muito espaço psíquico e trazem o mesmo efeito negativo: ansiedade", disse Fortin. "Como todos nós temos nossos telefones em nossos bolsos, estamos carregando nossa bagunça conosco".