Topo

Phishing, spyware, spam, malware ou vírus: o que são as pragas da internet

Aprenda mais sobre as principais ameaças e fique mais seguro - Getty Images
Aprenda mais sobre as principais ameaças e fique mais seguro Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/02/2011 07h01

Spam, phishing, vírus, spywares... são tantos termos (e em sua maioria, em inglês) que para alguns usuários fica difícil entender o perigo em potencial que essas pragas cibernéticas representam de verdade.

Veja abaixo quais ameaças podem aparecer enquanto você navega na internet:

  • Phishing: é o golpe que usa e-mails ou sites fraudulentos ? com cara de verdadeiros ou muito similares aos originais ? como isca para roubar dados pessoais. A vítima clica no endereço falso e um código malicioso é instalado na máquina. Ao digitar a senha e login, julgado que se trata de um site verdadeiro, o usuário acaba fornecendo sem perceber essas informações aos criminosos.

O que fazer? Sempre digite o endereço direto no navegador. Preste atenção no endereço: sites que iniciam com https:// usam um protocolo de segurança verificado. Nunca forneça informações pessoais se não tem certeza que um site ou link é confiável.

  • Spyware: do inglês, ?spy? significa espionar. São programas que se instalam num computador sem que o usuário perceba, às vezes junto a um outro software que estava sendo baixado. Eles recolhem informações sobre o usuário, como hábitos de navegação, e as transmitem remotamente para outro computador.

O que fazer? Usar um firewall é recomendável, pois o programa vai identificar tentativas de instalação de programas sem seu consentimento. Não clique em caixas de diálogo suspeitas. Geralmente, o programa espião se disfarça em ?oferta gratuita?. Desconfie!

  • Malware: do inglês, ?malicious software?, ou programa malicioso. Vem disfarçado em anexos de e-mails e mensagens instantâneas e podem conter vírus, cavalos de troia e ?vermes? que danificam o sistema do computador. Eles podem até enviar a si mesmos ? e automaticamente ? para sua lista de contatos.

O que fazer? Nunca abra anexos nem clique em links na web enviados por desconhecidos. Se for enviado por um colega ou familiar, mas você  estiver desconfiado, entre em contato com a pessoa antes e confirme se ele lhe enviou aquele conteúdo. Se receber o link suspeito pela janela do programa de chat, encerre a sessão da mensagem.

  • Spam: é todo tipo de mensagem que você não deseja receber ?  e na maioria dos casos, nem ao menos se cadastrou e autorizou o seu envio. Algumas mensagens contém linguagem ofensiva e sugerem links para sites de terceiros.

O que fazer? Recuse mensagens de contatos que não estão na sua lista, marcando-os como spam (muitos serviços de e-mail oferecem essa ferramenta). Evite preencher cadastros online se o site não declara o que fará com seus dados, nem solicita sua autorização para enviar mensagens.

*Dicas da Cartilha da Internet Segura da Norton