Topo

Proteste avalia desempenho de seis roteadores; confira

Do UOL, em São Paulo

18/07/2012 06h01

Saiba como instalar um roteador 

Roteadores não são todos iguais. Antes de investir em qualquer produto que proporcione acesso sem fio à internet, é bom que o usuário conheça as diferenças de desempenho entre os modelos – como mostra a avaliação abaixo, feita pela Proteste (associação brasileira de defesa do consumidor). Nos testes, o modelo WRN 240, da Intelbras, foi o mais bem avaliado, recebendo "muito bom" para todos os itens considerados. 

Os roteadores são responsáveis por enviar pacotes de dados através do sinal da internet por um ambiente, permitindo o acesso à web via dispositivos móveis (notebook, tablet ou smartphone, por exemplo). 

Foram avaliados pela Proteste seis modelos com velocidade de navegação de 150 Mbps (megabits por segundo); as medições de velocidade foram feitas em pequena distância, em outra sala e outro andar. Confira abaixo a avaliação dos aparelhos WRN 240 (Intelbras; o vencedor do teste), TL-WR741ND (da TP-LINK), RT-N10 (da Asus), RE041 (da Multilaser), WRT 120N (da Cisco) e LINK DIR-600 (da D-Link). Os valores dos produtos, que vão de R$ 68 a R$ 199, foram coletados em diversos Estados do país.

  •  

Como entender a tabela acima

Todos os roteadores avaliados pela Proteste cumprem a sua função de distribuir o sinal. No entanto, a associação alerta que alguns modelos deixam a desejar quanto à velocidade (confira tabela abaixo).

Funções

No teste de segurança elétrica, que avalia se há riscos de choque e curto-circuito, todos os aparelhos se saíram bem: não foi verificado qualquer risco para o usuário.

Nas funções básicas, a Proteste analisou se o produto possui modo de operação Wi-Fi e se oferece configurações de LAN (Local Area Network; rede de computadores restrita a um local físico, como casa ou escritório), WAN (Wide Area Network; cobertura de uma área física maior, como campus de universidade) e SSID (Service Set IDentifier; o nome da rede sem fio, que aparece na lista de redes listadas). A avaliação foi feita com base nas informações contidas no manual de instruções.

Velocidade

Somente o modelo WRT 120 N, da Cisco, não especifica se conta com configuração de LAN e WAN. De resto, todos os itens foram constatados em cada um dos produtos.

Já nas características específicas, a Proteste conferiu se o produto tem pré-seleção de canal (permite escolha de canal pouco congestionado, para não interferir no desempenho da rede), função URL block (bloqueia sites inadequados para crianças, por exemplo), função de restrição de acesso e potência de referência ajustável (serve para controlar a abrangência do sinal).

Metade dos modelos testados não possui esse ajuste fino da potência: Asus, Cisco e D-Link. Somente o modelo da marca D-Link não tem pré-seleção de canal. Dois roteadores, entre os seis testados, têm o bloqueio a sites indesejados: o da Asus e o da Cisco. Já a restrição de acesso é possível em todos os aparelhos testados.

Os roteadores, em geral, são fáceis de instalar e usar, mas os aparelhos da D-Link e da Asus não vêm com instruções de instalação. O D-Link não possui nem documentação em mídia eletrônica nem instruções em português durante a instalação.

Fique atento

- Se tiver botão on/off, o roteador não precisa ficar ligado o tempo todo.
- Ponto positivo para a antena externa: seu alcance é maior que o das embutidas.
- Nos aparelhos sem antena fixa, é possível trocar a antena para aumentar o alcance.
- Os aparelhos normalmente têm um alcance de até 50 metros.
- O sinal ultrapassa paredes, mas cada um desses obstáculos pode reduzir a distância do sinal.
- Posicione seu roteador em um cômodo estratégico, central, para reduzir as interferências.

(Com Proteste)