Topo

Homem que vazou imagens íntimas de Scarlett Johansson na internet pega dez anos de prisão

Chaney foi sentenciado após invadir contas online de 50 pessoas do entretenimento como Scarlett Johansson, Mila Kunis e Christina Aguilera - Reed Saxon / AP Photo
Chaney foi sentenciado após invadir contas online de 50 pessoas do entretenimento como Scarlett Johansson, Mila Kunis e Christina Aguilera Imagem: Reed Saxon / AP Photo

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 19h51

Um juiz federal sentenciou nesta segunda (17) a dez anos de prisão Christopher Chaney, 35, que invadiu contas online de celebridades como Scarlett Johansson, Mila Kunis e outras mulheres. O cibercriminoso chantegeava as vítimas e vazou fotos íntimas delas na internet. As informações são da "AP".

Chaney, que se declarou culpado de nove acusações, entre elas a de acesso não-autorizado a computadores e escuta ilegal, recebeu a sentença do juiz James Otero em um tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos. O cibercriminoso terá de pagar US$ 76 mil de indenização às vítimas, entre elas Scarlett, segundo o "TMZ".

As invasões ocorreram entre novembro de 2010 e outubro de 2011. Chaney foi detido durante uma operação conduzida pela polícia federal norte-americana para combater crimes virtuais contra celebridades conhecida como "Hackerazzi" -- uma alusão às palavras hacker e paparazzi (fotógrafos de celebridades).

Durante a prisão, imagens de celebridades nuas foram encontradas no computador do hacker. Chaney também chantageou mulheres que ele conhecia, enviando de fotos nuas de uma ex-colega de trabalho ao pai dela.

Chaney teria conseguido acesso às contas das celebridades ao acessar perguntas de segurança do login e adivinhar as senhas baseados em dados públicos que obteve sobre as vítimas.

Uma vez que acessava uma conta de uma pessoa famosa, procurava outros endereços de e-mail para atacar que estavam entre os contatos dessa celebridade. O acusado ainda mantinha o controle sobre as contas, encaminhado todas as mensagens recebidas pelas vítimas para sua própria caixa de e-mails.