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Saiba o que é taxa de rejeição e aprenda como reduzi-la em seu site

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A taxa de rejeição é um termômetro para saber se o usuário está contente com o conteúdo de um site Imagem: ThinkStock

Por Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

2013-01-23T06:00:00

23/01/2013 06h00

Apesar de não ser um fator que afeta diretamente a posição do seu site (ou blog) nos resultados de buscadores, a taxa de rejeição (bounce rate, em inglês) merece atenção de quem administra uma página na web. Afinal, de nada adianta você ter uma página super acessada se os visitantes ficam apenas poucos segundos nela.

Taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saem do seu site sem clicar em nenhum link e sem ficar o tempo mínimo para a leitura do conteúdo (esse tempo varia de página para página). A taxa de rejeição é uma das principais formas de verificar se o conteúdo criado por você está agradando aos visitantes do seu site.

Ter uma taxa de rejeição alta pode ocasionar menos recomendações em redes sociais e menos links externos. E aí seu site pode ser prejudicado – até mesmo nos resultados de busca no Google. 

Como verificar a taxa de rejeição de um site

Programas que medem a audiência de sites também indicam qual é a taxa de rejeição. Para verificar a taxa de rejeição de sua página no Google Analytics (veja aqui como usar), você deve acessar a aba Conteúdo > Visão Geral. Aparecerá então uma lista de conteúdos (posts, páginas de categorias e a página inicial do site). Clique nos nomes desta lista para que, na página seguinte, apareçam detalhes da navegação. Entre eles estará a taxa de rejeição.

Faça isso com os conteúdos mais populares do seu site. Não existe um padrão ideal para a taxa de rejeição (aliás, o ideal seria zero), mas é possível trabalhar com alguns números. Em uma página apenas com texto, 70% seria um bom valor. Já páginas com links e vídeos devem ter menos de 50% de rejeição. Para uma página inicial, 30% seria um número bom.

Claro que os fatores acima são apenas projeções e podem variar dependendo do tipo de site. O importante é ter noção de quanto é a taxa média de rejeição de seu site para tentar diminuí-la. Dicas simples podem diminuir a taxa de rejeição em uma página; confira cinco delas.

1 – Fique atento ao tempo de carregamento de sua página

Sites muito lentos têm taxa de rejeição próximas a 100%. Uma forma de medir a velocidade de uma página é com este site. Ao acessá-lo, é só colocar o link do seu site e o navegador com o qual você quer fazer a simulação.

Caso o seu site esteja lento, tente eliminar animações em flash da página (muitos anúncios, por exemplo, podem pesar bastante) e diminuir o tamanho das suas fotos (fotos em alta resolução também costumam deixar sites lentos). Tente manter o tempo de carregamento abaixo de dez segundos.

2 – Use links internos nos seus artigos

Se você tem um conteúdo bem acessado, dê uma caprichada nos links de conteúdos relacionados. Visitantes que veem um assunto relacionado ao do seu texto podem clicar em outra página.

3 – Adapte o seu conteúdo ao que o visitante procura

Existem alguns casos em que, por algum motivo, seu site acaba bem colocado no Google (e outros buscadores) com algum termo que não é exatamente relacionado ao seu conteúdo principal. Isso resulta em uma rápida na saída do site por não ter a resposta desejada.

Nesses casos, vale verificar quais são as palavras-chave que estão trazendo os visitantes para a página. Isso pode ser visto no Analytics por meio do caminho Fontes de Tráfego > Visão Geral. Verifique se os termos mais buscados têm relação com o seu conteúdo. Caso não tenham, você pode modificar o texto para que usuário fique mais satisfeito com o que encontra.

4 – Coloque vídeos, áudios e slideshows em suas postagens

Inserir vídeos, arquivos de áudios e slideshows dentro de um artigo aumenta consideravelmente o tempo do usuário na página e o número de cliques no seu site. Invista nisso, mas tome cuidado para a página não ficar muito pesada. Para ver como fazer SEO em recursos multimídia, confira esse artigo.

5 – Fique de olho no design

Se você fez tudo isso e a taxa de rejeição do seu site não baixou, o problema pode estar no próprio design. Trocar o layout (e testar os resultados) pode ser a solução para segurar os visitantes na sua página.

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