Topo

Ultrabook Sony VAIO T14 foge à regra da categoria com leitor e gravador de DVDs

Ultrabook Sony VAIO T14 possui design elegante, ótimo áudio e ótima imagem - Divulgação
Ultrabook Sony VAIO T14 possui design elegante, ótimo áudio e ótima imagem Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci e Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 06h00

Apesar de a Sony jurar que se trata de um ultrabook, o Vaio T14 parece mesmo é com um notebook. Ele é mais pesado que seus concorrentes (tem quase 2 kg), não é fino e é bem grande. Uma das poucas exigências que o aparelho segue - tal qual como boa parte dos “ultras” do mercado - é seu preço salgado (sugestão do fabricante é de R$ 3.600).

Direto ao ponto

Nome: Ultrabook Sony Vaio T14
Sistema Operacional: Windows 8
Tela: HD de 14 polegadas
Processador: Intel Core i5
Memória RAM: 4 GB
Preço sugerido: R$ 3.600
Ponto positivos: Design elegante, muito rápido, ótimo áudio, ótima imagem
Ponto negativos: Não parece com um ultrabook, sendo robusto para a categoria

Em parte, seu tamanho avantajado pode ser explicado pelo fato de ele ter leitor e gravador de CD e DVD -- algo raro entre os ultrabooks. Esse item deixou o Vaio mais grosso do que boa parte de seus concorrentes, com 2 cm de espessura.

Apesar disso, o design do T14 tem muitos pontos positivos. Ele é elegante, totalmente prateado e com chassi em alumínio escovado. O teclado é macio e com bom espaçamento para digitar. Porém, o touchpad é integrado, o que pode levar o usuário a confundir alguns comandos. Por exemplo: a pessoa pode querer apenas rolar a página, mas acaba clicando com o botão direito em algum link.

No quesito velocidade, o Vaio faz jus à categoria de ultrabooks atendendo rapidamente ao comando - desde acessar e-mails a assistir a vídeos pesados, com gráficos de ponta. Ele é ultrarrápido tanto para ligar como para desligar, além de permitir baixar um CD completo ou um episódio de uma série em poucos minutos com Wi-Fi.

Conheça as características dos ultrabooks


O áudio da máquina também não deixa a desejar. A música “Standing next to me”, do The Last Shadow Puppets, foi reproduzida de forma perfeita e nítida com o som baixo ou no último volume. Um episódio da série “The Walking Dead”, executado com e sem o fone de ouvido plugado, apresentou som claro e agradável (tanto quanto pode ser, considerando grunhidos de zumbis).

 

As imagens também se revelaram bastante bonitas (fica registrada novamente a ressalva dos zumbis).

O T14 oferece ainda várias entradas, como HDMI, USB, leitor múltiplo de cartão. O computador portátil vem com Windows 8 instalado, webcam de alta resolução e Bluetooth 4.0.