Topo

Presente certo: aplicativos criam e compartilham listas de desejos

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

24/02/2014 06h00

Todo mundo tem um monte de coisas que gostaria de comprar (ou mesmo ganhar). Mas quando chega alguém e pergunta o que você quer de presente, não é fácil lembrar das opções. Para resolver esse problema, aplicativos permitem tirar fotos de produtos que você gostou, criar listas de desejos online e compartilhar o conteúdo com os amigos – além de armazenar itens selecionados por essas pessoas. Confira a seguir três opções.

Wish – Comprar é divertido

  • Reprodução

    O Wish cria uma lista pode ser compartilhada com os amigos do Facebook ou com os contatos do smartphone, além de ser acrescentada ao seu perfil 

Aplicativo com interface bonita e funcional. Depois de criar uma conta (ou usar a sua do Facebook), o usuário informa a data de nascimento e o sexo. Surgem na tela dezenas de produtos, como roupas, artigos eletrônicos e objetos de decoração, para que a pessoa marque quais deles gostaria de ganhar.

Essa lista pode ser compartilhada com os amigos do Facebook ou com os contatos do smartphone, além de ser acrescentada ao seu perfil no serviço. Se não quiser esperar para ganhar o presente, o usuário pode fazer compras diretamente pelo aplicativo.

Os desenvolvedores precisam corrigir alguns problemas. O recurso Categorias, por exemplo, só exibiu mensagens de erro durante os testes.

Grátis
Para iPhone

Para Android

Gifster

  • Reprodução

    O Gifster permite criar grupos de amigos ou familiares, nos quais cada um publica um perfil com informações de medidas

Serviço online que também possui aplicativos para iPhone e Android. O Gifster permite criar grupos de amigos ou familiares, nos quais cada um publica um perfil com informações de medidas (número de sapato, tamanho de calça...), fala sobre seus gostos pessoais (hobbies e interesses), dá dicas de presentes que gostaria de ganhar e até de coisas que você não gostaria de receber.

As listas podem ser privadas (visíveis apenas para seus amigos) ou públicas. Como em uma rede social, é possível procurar outros usuários e consultar as informações dos perfis.

Seu sistema de cadastro online de eventos apresentou erros durante a avaliação. Mesmo com três datas cadastradas, o ícone My Events teimava em dizer que não havia eventos programados.

Grátis
Para iPhone

Para Android

Surpreenda

  • Reprodução

    O Surpreenda armazena dados sobre os aniversários de seus amigos, incluindo as preferências

Este aplicativo é para quem não gosta de pedir dicas na hora de presentear e também não quer fazer feio na hora de escolher um presente. Ele armazena dados sobre os aniversários de seus amigos, incluindo as preferências.

Sua mulher gostou de uma blusa enquanto vocês passeiam pelo shopping? O filho achou “maneiro” um game? Tire, discretamente, uma foto usando o aplicativo e cadastre informações sobre a loja. Assim, quando chegar a data do aniversário, é só checar entre as várias opções armazenadas.

Mas o programa fica devendo recursos para inserir mais informações e editar perfis de amigos e lojas já criados. E sua função para cadastrar eventos não funcionou durante a avaliação, o que poderia fazer o usuário perder a data de um aniversário.

Grátis
Para iPhone