Topo

Tecnologia


Saiba como impedir reprodução automática de vídeos no Facebook

Matt Rourke/AP
Facebook não tem mais o recurso que impede os vídeos de rodarem automaticamente Imagem: Matt Rourke/AP

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

04/07/2014 06h01

Juliana entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando se é possível desabilitar a reprodução automática de vídeos em seu feed de notícias do Facebook. Ela reclama que, ao acessar a rede social, os filmes começam a rodar imediatamente, causando incômodo.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Antes, era possível desabilitar o recurso no próprio Facebook – mas essa função deixou de funcionar. Agora, a forma mais prática de impedir a exibição automática é adotar a extensão F.B. Purity, compatível com os navegadores Firefox, Chrome, Safari, Opera e Maxthon. O problema é que ela só funciona na máquina onde for instalada: se usar o aplicativo do Facebook no celular, os vídeos continuarão rodando sem sua permissão.

Para instalar, acesse o site http://zip.net/bknWtl usando algum dos navegadores compatíveis e clique em Install F.B. Purity. Depois, veja como habilitar a opção para impedir os vídeos de rodarem sozinhos. O passo a passo abaixo foi realizado com o Google Chrome, mas é semelhante nos outros navegadores.

Curiosamente, o link para download não pode ser compartilhado via chat do Facebook. O site informa que se trata de algo nocivo – embora, nos testes do UOL Tecnologia com dois antivírus, não tenha apresentado qualquer tipo de problema ou ameaça ao computador, navegador e página eletrônica. 

Impeça os vídeos de rodarem automaticamente no Facebook

  • Reprodução

    Passo 1

    Entre no Facebook. Sob a área de atualização de status (em que normalmente aparece a frase 'No que você está pensando?'), clique no item F.B Purity.

  • Reprodução

    Passo 2

    Na janela que se abre, clique no item Video Stories, do lado esquerdo da tela.

  • Reprodução

    Passo 3

    Marque o item Disable Autoplay.

  • Reprodução

    Passo 4

    Desça a página e cliquem em Save and Close. Pronto. Agora os vídeos não rodarão sem sua permissão. A extensão permite ainda que você bloqueie anúncios, escolha o que deseja ver no feed, não receba convites de jogos e outras ações que podem se tornar irritantes.

Mais Tecnologia