Topo

Tecnologia


Wikipedia publica morte de Fidel, apaga, mas notícia vira trending topics

Alex Castro/Xinhua
Imagem de julho de 2014 mostra encontro entre Fidel Castro e do presidente russo, Vladimir Putin Imagem: Alex Castro/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

2015-01-09T11:23:49

09/01/2015 11h23

Um novo rumor de que Fidel Castro morreu se espalhou pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira (9). O burburinho ganhou maior repercussão após um artigo em inglês na Wikipedia informar que o líder cubano tinha falecido. No entanto, menção à morte foi removida depois de um tempo. As discussões fizeram os termos "Fidel" ou "Fidel Castro" ficarem entre os mais comentados no Twitter em países latino-americanos, como Brasil e México.

De acordo com a BBC, ao acessar a página em inglês sobre Fidel Castro, aparecia a expressão "esse artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente".

Além da edição da enciclopédia virtual, foram divulgados em redes sociais rumores de que Cuba convocaria nesta sexta-feira uma coletiva de imprensa referente ao estado de saúde do líder, que deixou o governo em 2011 para Raúl Castro.

Oficialmente, o governo disse à agência de notícias AFP que não marcou nenhum tipo de evento para falar sobre Fidel Castro.

A confusão foi ainda potencializada pela notícia da morte de Fidel Castro Odinga, um queniano que era filho de um líder da oposição no país. Odinga foi achado morto em Nairóbi (capital do país africano) no dia 4 de janeiro, segundo informou a “Al-Jazeera”. (Com BBC, AFP e Al-Jazeera)

Mais Tecnologia