Topo

Microsoft apresenta óculos HoloLens para criar hologramas

Óculos Holo Lens, da Microsoft, permitirão criar hologramas por meio do Holo Project - Divulgação
Óculos Holo Lens, da Microsoft, permitirão criar hologramas por meio do Holo Project Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/01/2015 17h04

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (21) durante evento nos Estados Unidos o Windows Holographics, uma versão do sistema para trabalhar com holografia. Junto com o lançamento, a companhia mostrou também um óculos de realidade virtual chamado Microsoft HoloLens. No mesmo evento, a empresa mostrou novidades sobre o Windows 10.

O objetivo da companhia é "quebrar as barreiras" entre a tela e as pessoas e incentivar o desenvolvimento da tecnologia. "Essa é a nova geração da computação. Isso é o próximo computador", disse a Microsoft durante a apresentação.

Os óculos não necessitam de um telefone ou computador para funcionar. A empresa diz que ele conta com uma câmera e processadores que entendem gestos e voz e ainda permite mapear o ambiente que se está.

Durante a apresentação, foi exibida uma demonstração do programa Holo Project, uma espécie de "Paint Brush" para a criação de projetos 3D. Uma mulher vestindo os óculos HoloLens consegue selecionar com os dedos ferramentas e criar os objetos que quiser.

Software Holo Project permitirá criar hologramas usando os óculos HoloLens - Reprodução - Reprodução
Software Holo Project permitirá criar hologramas usando os óculos Holo Lens
Imagem: Reprodução

"Vocês vão poder jogar Minecraft ou mesmo falar com pessoas pelo Skype de uma forma completamente diferente", disse Satya Nadella, diretor-executivo da Microsoft.

A companhia não revelou quando os óculos estarão disponíveis ou as especificações do novo acessório.