Topo

Piada do Android fazendo xixi em maçã faz Google fechar edição do Maps

Edição no Google Maps mostrava robô do Android fazendo xixi em maçã da Apple - Reprodução/Google Maps
Edição no Google Maps mostrava robô do Android fazendo xixi em maçã da Apple Imagem: Reprodução/Google Maps

Do UOL, em São Paulo

11/05/2015 13h04

Após um usuário fazer uma piada envolvendo o símbolo do sistema Android e o logotipo da Apple no Google Maps, a empresa anunciou nesta segunda-feira (11) que vai encerrar temporariamente a edição da plataforma de mapas a partir desta terça-feira (12). Antes disso, as alterações eram mediadas e revisadas pelos próprios usuários.

No dia 24 de abril, uma localidade do Paquistão mostrava um robô do Android fazendo xixi sobre uma maçã mordida, que é o logotipo da Apple. No mesmo dia, o Google apagou a imagem e pediu desculpas pelo ocorrido.

Ainda em abril, houve outro incidente envolvendo o Google Maps. Um editor da ferramenta fez uma alteração que colocou o endereço de Edward Snowden, ex-agente da NSA (agência de segurança dos Estados Unidos), dentro da Casa Branca.

Em um comunicado na ferramenta de edição, o Google diz que as edições serão analisadas manualmente e que levará um tempo até voltar ao normal.

“Como consequência de uma piada feita por um membro muito forte de nossa comunidade, nós suspendemos a auto-aprovação e a moderação feita pelos usuários em todo o mundo. Manteremos dessa forma até descobrirmos formas mais inteligentes de prevenir esse tipo de incidente”, informou Pavithra Kanakarajan, que faz parte da equipe de mapas do Google, no fórum da ferramenta Map Maker (em inglês).