Topo

Saiba como resolver problemas no áudio de vídeos de extrema qualidade

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 06h00

O leitor Mauri entrou em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com arquivos de vídeo MKV --formato que preserva a extrema qualidade. De acordo com o internauta, quando ele tenta passar filmes com essa extensão em sua TV, via pendrive, o áudio não funciona. As imagens aparecem claramente. O som, não.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O problema ocorre porque muitos televisores não suportam formatos de áudio embutidos em vídeos de alta definição (normalmente, DTS). A solução mais prática é usar um software para transformar a faixa de áudio em um formato que o televisor aceite. Normalmente, extensões AAC e AC3 são palatáveis a TVs em geral (para saber exatamente, será necessário ler o manual do seu eletrônico).

LED, OLED ou QLED? 4K vale a pena? Entenda todas as tecnologias que estão por trás das TVs

Qual a melhor TV para você?

Um programa que permite realizar essa operação facilmente é o PopCorn MKV AudioConverter. O executável pode ser adquirido, gratuitamente, aqui (http://audioconverter.heartware.dk/). O arquivo compactado, neste link (http://www.heartware.dk/AC.ZIP). Ambos são iguais.

O software funciona de forma bastante simples. Depois de instalá-lo, rode-o. Na primeira inicialização, ele perguntará se deseja baixar um pacote de plugins. O ideal é aceitar. Quando ele estiver pronto, basta encontrar o vídeo em MKV que deseja mudar o áudio (use o botão Browse) e, depois, clicar em Run.

Ele converterá somente o “som” do filme para, por padrão, AAC e o processo levará alguns minutos (de acordo com o hardware de seu computador e do tamanho do filme). Quando terminar, basta salvar o arquivo no pendrive e levar à TV.

Nos testes do UOL Tecnologia, o programa cumpriu o que prometeu sem grandes percalços. Eventualmente, a operação demorou a ponto de dar a impressão de ter travado o software e o PC, mas bastou aguardar para que tudo se resolvesse sozinho.