Topo

Saiba como personalizar impressão de páginas de internet ou gerar PDFs

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 06h00

O leitor Arnaldo entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando se há uma forma de imprimir páginas de internet e excluir as imagens do documento. Ele usa o navegador Chrome, gosta de guardar artigos e reportagens em papel, mas não faz questão de manter as figuras das páginas.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O internauta ainda acrescenta que a técnica do Crtl+C nas páginas eletrônicas e Ctrl+V em um editor de texto, com o conteúdo do site, nem sempre sai bem formatado. De acordo com ele, a impressão acaba ficando prejudicada.

É possível resolver o problema com extensões para o Chrome. Uma das mais eficazes é a Print Friendly & PDF (http://zip.net/bcrzNL). Instale-o com o navegador do Google e clique no botão "verde Adicionar ao Chrome".

Com ela em seu navegador, basta abrir a página que deseja imprimir e clicar no ícone da Print Friendly & PDF, que fica no lado direito superior do browser. Será aberta uma janela com opções para imprimir a página, gerar um PDF ou enviar por e-mails. Há um item chamado "Remove images" --ao clicar nele, as figuras desaparecem. 

Outra possibilidade de personalização de impressão, que a extensão permite, é cortar trechos do texto ou mesmo figuras aleatórias da página (em vez de esconder todas de uma vez). Basta usar o cursor do mouse e clicar sobre a área que deseja apagar.