Topo

Veja quais são os melhores apps para deixar o Android com a sua cara

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 06h00

Os leitores Antônio e Carlos entraram em contato com o UOL Tecnologia com dúvidas sobre personalização de seus smartphones Android. O primeiro diz que gostaria de saber se é possível alterar o formato dos ícones do telefone, bem como cores e outros elementos. Já o segundo pergunta se é possível configurar o telefone para que ele agrupe todas as mensagens recebidas --SMS, Messenger do Facebook, e-mail-- em uma área comum.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

A forma mais prática de resolver o problema de ambos é utilizar apps disponíveis na Play Store. O tipo de aplicativo que pode ajudar Antônio é chamado de laucher. Esses programinhas permitem, com simples cliques no telefone, mudar cores, ícones, agrupar aplicativos por tipo, baixar ou ajustar wallpapers. O ponto negativo é que, em alguns casos, de acordo com o tamanho e alterações no sistema, os apps de personalização deixem o telefone um pouco mais lento.

O UOL Tecnologia avaliou por 15 dias alguns launchers e, de forma geral, os que se saíram melhores foram o Solo Launcher (http://zip.net/bkrDbX), o GO Launcher EX (http://zip.net/bjrC73) e o Nova Launcher (http://zip.net/bxrD96). Nenhum deles comprometeu a velocidade do smartphone de forma considerável ou perceptível e todos mantém as mesmas características: com widgets, opções de cores e facilidade de operação.

Para Carlos, a melhor opção de aplicativo é o Apus Notification (http://zip.net/bmrDdn). Trata-se de um app que reúne em uma interface boa parte das mensagens recebidas e não lidas no telefone. Ele é compatível com SMS, WhatsApp, Gmail, Samsung Mail, Messenger do Facebook. O programinha também aponta as chamadas ignoradas e, por padrão, informa se algum link recebido (principalmente SMS) pode ser vírus ou itens maliciosos em geral.

O Apus Notifications não permite responder às mensagens em sua interface. Ele apenas as reúne e mostra as primeiras linhas de cada uma. Para ir às informações originais, basta clicar nesse "cabeçalho" e o aplicativo padrão é aberto. O app de notificações também é discreto: ele deixa um pequeno ícone na área de trabalho dos smartphones Android. Quando chega algo novo, ele informa ao mudar seu formato.