Topo

Cientistas sul-coreanos criam robô que caminha e pula sobre a água; veja

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 18h13

Os pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, conseguiram a façanha de projetar um pequeno robô que não só caminha sobre a água como consegue pular. É um grande avanço em relação à primeira versão da máquina em formato de inseto.

Com apenas 68 miligramas, a nova criação é duas vezes menor do que anterior. Como os cientistas explicaram à revista americana "Science", a proporção está dentro do limite da fração do peso que a tensão superficial da água pode suportar. 

O robô usa as quatro patas para impulsionar o seu salto a partir de uma superfície sólida ou de água, mas ele faz isso usando a energia armazenada em um dispositivo de mola que imita a ação da perna de uma pulga quando salta. "Nos saltos, eles conseguem atingir uma altura de mais de 14 centímetro", afirmaram os cientistas.

Segundo eles, é o revestimento super-repelente nas patas da máquina que abranda a ascensão da água. Os resultados do novo estudo podem ajudar os especialistas no monitoramento ambiental, bem como em operações de busca e salvamento, ou na vigilância sub-reptícia de um inimigo.