Topo

Chamada de "M", Facebook ganha assistente pessoal

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/08/2015 16h40

O Facebook está prestes a ganhar uma assistente pessoal própria, que, segundo David Marcus, diretor de produto do Messenger, vai auxiliar os usuários do aplicativo com recomendações de todos os tipos.

Os testes da novidade --que foi batizada de "M"-- foram iniciados nesta quarta-feira (26), como apontou Marcus em seu perfil na rede social.  

"Hoje começamos a testar um novo serviço chamado "M". M é uma assistente pessoal digital dentro do Messenger que complete tarefas e encontra informações sobre o seu nome. É produzido pela inteligência artificial que é treinado e supervisionado por pessoas."

O serviço vem para concorrer com Cortana (Microsoft), Google Now (Google) e Siri (Apple). "Não vai demorar muito para os usuários do app perceber que a "M" pode realizar muito mais do que um ajudante digital padrão", relatou Marcus.

Além de fazer reservas em restaurantes, a assistente pessoal do Facebook, de acordo com ele, será capaz de encontrar um presente de aniversário para um amigo ou mesmo de sugerir uma leitura baseada nos gostos do usuário. 

Como explica Marcus, além de usar inteligência artificial para completar suas tarefas, "M" é alimentada por pessoas reais. 

Como vai funcionar 
assistente pessoal, M, facebook  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O usuário poderá falar com a "M" por um botão no menu inferior do aplicativo. O software irá decodificar o pedido do usuário, fazer perguntas em caso de dúvidas e enviar as respostas desejadas a partir de informações colhidas dentro da rede social.

Para questões mais complexas, "M" poderá recorrer a "força humana". Instrutores entrarão em cena para executar tarefas que o software não puder. Mas, segundo Marcus, os usuários não saberão se a ajuda partiu do computador ou de uma pessoa.

O Facebook disse que "M" estará em breve disponível a todos os usuários, mas não especificou a data.