Topo

Tecnologia

"Apagada" pela Apple, IFA destaca smartwatches e fica sem grandes celulares

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 18h01

A IFA 2015 --uma das mais importantes feiras de tecnologia--, se encerrou na última quarta-feira (9), em Berlim (Alemanha), com uma repercussão bastante discreta. Seu final foi ainda mais "opaco" diante da avalanche de notícias envolvendo o evento anual da Apple, que lançou os novos iPhones.

Voltada não apenas para os eletrônicos, mas também para eletrodomésticos e "soluções inteligentes" para casas, a IFA trouxe poucas novidades para esses setores. O UOL detectou quatro características que marcaram o evento deste ano. Confira:

Características da IFA

  • Divulgação/LG

    Smartwatches (ainda) em alta

    Os smartwatches, ou "relógios inteligentes", vêm dando as caras desde a IFA de 2013. O público ainda não tem muito interesse no apetrecho, até porque a fama deles como objetos de luxo só cresce. Vimos até edições de ouro puro, como o LG Watch Urbane Luxe (foto ao lado). Já a Apple resolveu falar do seu Apple Watch em sua própria convenção, que coincidiu com o final da feira de Berlim

  • Divulgação

    Celulares perdem força?

    As duas maiores competidoras apresentaram seus lançamentos fora da IFA. A Samsung anunciou seus Galaxy Note 5 e S6 Edge Plus antes da feira, e a Apple fez um evento próprio. Na IFA, a Huawei fez o lançamento do Mate S, com tela sensível ao toque; a Sony mostrou o Xperia Z5 Premium (foto ao lado), o 1º celular com tela 4K UltraHD; e a Asus veio com o Zenfone Zoom, com 13 MP e zoom óptico

  • John Macdougall/AFP

    Promessa da "internet das coisas"

    A casa conectada e os objetos inteligentes seguem como promessas. A Samsung anunciou o Sleepsense (foto ao lado), um gadget capaz de controlar eletrônicos a partir de um sensor de sono. As TVs novas da Philips podem interagir com o sistema de iluminação inteligente da empresa. A Siemens divulgou máquinas de lavar e refrigeradores controlados via app de celular. Quando teremos isso em casa?

  • Divulgação/Ricoh

    Câmeras 360 substituirão o selfie?

    A Ricoh levou para a IFA 2015 uma câmera esférica (foto ao lado) capaz de capturar fotos e vídeos em 360º em um disparo simples. Outro lançamento do tipo foi a 360fly, que filma em 360º entre os lados e até 240º de cima a baixo. Até a Kodak lançou seu modelo (Pixpro SP360). Será que os gadgets e o recém-lançado modo de visualização do YouTube de vídeos em 360º resultarão em uma tendência?

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia