Topo

Ator de "De Volta Para o Futuro" mostra tênis que se amarram sozinhos; veja

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 16h32

O ator norte-americano Michael J. Fox apresentou nesta quarta-feira (21), no programa de entrevistas "Jimmy Kimmel Live", o funcionamento do primeiro modelo do tênis inspirado no filme "De Volta Para o Futuro 2". O sapato foi lançado pela Nike para comemorar o 21 de outubro de 2015, data mostrada no filme lançado em 1989, em que Marty McFly, personagem vivido por Fox, avança 30 anos no futuro.

Chamado de "Air Mag", o calçado tem como diferencial o recurso "power lace", que amarra os cadarços automaticamente com o pressionar de um botão. O design do tênis também respeita o modelo mostrado no filme, incluindo os detalhes iluminados no nome "Nike" e na sola.

O site da empresa explicou alguns detalhes sobre a tecnologia. "O resultado é um sistema individualmente sensível que detecta movimento do usuário para proporcionar conforto e apoio adaptado sob demanda. Mas esta é apenas a primeira versão. A Nike continuará testando esta tecnologia em vários esportes, incorporando o retorno dos testes no futuro calçado para trazer características de desempenho sem precedentes, com potencial de afetar atletas ao redor do mundo".

"Nós começamos a criar algo para a ficção e transformá-lo em realidade para inventar uma tecnologia que vai beneficiar todos os atletas", disse o CEO da Nike, Mark Parker, no comunicado oficial.

Apenas a unidade entregue ao ator foi produzida até agora, mas a empresa promete outras para o ano que vem. Elas devem ser leiloadas e o valor levantado vai para a Michael J. Fox Foundation, que realiza pesquisas sobre o mal de Parkinson.