Topo

Para o bem ou para o mal, app simula WhatsApp e cria conversas falsas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2016 06h00

Mudar conversas passadas, criar relações imaginárias ou papear com celebridades. O Fake Chat Simulator faz tudo isso, produzindo mensagens para enganar ou divertir amigos e parentes. O aplicativo finge ser, com um grau apurado de semelhança, o WhatsApp. Ele permite gerenciar grupos, alterar o status de um contato, receber notificações e até agendar mensagens.

Este texto não é dedicado a quem queira prejudicar outras pessoas. Tal como o próprio app, o objetivo é a brincadeira. Fake Chat Simulator é fácil e divertido de usar. Você pode inventar diálogos engraçadinhos e colocá-los nas redes sociais, sem causar constrangimento ou dano a ninguém. Para quem tem imaginação, nem tudo na internet resulta em ódio e difamação.

Para simular com precisão as conversas no WhatsApp, é necessário conhecer as funções do Fake Chat, escolher boas imagens e ter criatividade para o "diálogo" aparentar veracidade. Mudar papel de parede e enviar anexos estão entre os detalhes fundamentais para a brincadeira ficar séria.

Alguns ícones estão no topo do app apenas para fingir. O telefone, as chamadas e a lupa não funcionam como no aplicativo verdadeiro. Espanhol, o Fake Chat Simulator está disponível para Android (http://zip.net/bks6rg).

Amigos interessantes
WhatsApp_Fake_1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na fantasia, você pode se relacionar com políticos, atores, cantores, jogadores de futebol ou mesmo manter os seus amigos reais. Também é possível, como foi dito acima, usar contatos existentes para remodelar o passado. Neste caso, use a mesma imagem que seu contato utiliza e preste atenção na maneira como ele escreve, vícios de linguagem, gírias e eventuais erros de português ou digitação.

De qualquer modo, quanto mais precisa for a sua farsa, melhor será o resultado. Para adicionar um contato, toque no balão de diálogo (segundo ícone no topo direito). Escolha o nome, insira o número do telefone e selecione uma boa foto. A partir daí, você poderá aproveitar seu novo amigo.

Forever alone

No menu dos três pontinhos no topo direito, você pode criar mensagens futuras. É a primeira opção. Com isso, você agendará mensagens para receber no momento que for conveniente e conversará sozinho como se existisse alguma interação.

Para dar mais veracidade, troque o status da conexão. Se Sophia Loren acabou de topar ir com você ao cinema, é bem provável que ela esteja online e ansiosa para saber o horário do passeio.

Gerenciar grupos importantes
WhatsApp_Fake_2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Criar um grupo é semelhante à produção de um perfil. Escolha um nome e a imagem. Depois, adicione os membros do clubinho em "adicionar participantes". Em "contato ativo", você determina quem é o remetente da mensagem e alterna sempre que necessário para dar cara de debate.

Nos grupos, o agendamento de mensagens futuras e a escolha da imagem de fundo também estão disponíveis. Basta tocar nos três pontinhos no topo direito que o menu surgirá. Anexos são enviados do mesmo modo que o verdadeiro WhatsApp, no clipe de papel (segundo ícone do topo direito), que serve para encaminhar fotos e vídeos.

Double check blue
WhatsApp_Fake_3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No WhatsApp verdadeiro, ao enviar uma mensagem a alguém muitas coisas podem acontecer. O recado pode não ser entregue, não ser visto ou ser lido. Fake Chat Simulator não estaria completo sem esse detalhe.

Ao tocar e segurar a mensagem, surge um menu com as opções para dar vivacidade ao diálogo. "Servidor recebeu", "Mensagem recebida", "Mensagem lida" e "Não entregue" pode ser selecionados, além da possibilidade de alterar a hora do envio para reaproveitar antigas mensagens.

Não exagere ou pagará a conta

Existe um limite de mensagens que se pode "enviar" na versão gratuita. Um pack com 200 mensagens adicionais custa R$ 4,24. É recomendável que você crie todos os contatos e grupos, ou seja, prepare a "mise en scène" antes de começar a papear com seus amigos imaginários.

Perna curta e salto alto

Há algumas diferenças entre o verdadeiro WhatsApp e o Fake Chat. No entanto, poucos notarão as diferenças sutis entre eles. Quando você mostrar as conversas, o enganado olhará para o que está escrito e as imagens, que estão bem no meio da tela. Poucos hão de perceber as diferenças. É o principio do ilusionismo: você mostra apenas o que deve ser visto e esconde o verdadeiro truque. Mesmo as mágicas mais simples seguem esse fundamento.

No topo, por exemplo, a palavra contato está grafada "contacto". Se alguém notar, pode ser o fim da brincadeira. Ou não. Diga que baixou o WhatsApp português e invente uma história curta: "a versão portuguesa é mais segura" ou "a portuguesa tem mais recursos e é mais rápida". Depois mude de assunto e foque na conversa falsa. A mentira pode ter perna curta, mas nada a impede de usar um salto 15.