Topo

Tinder processa app rival, que quer revidar com "ataque de meias sujas"

3nder, app semelhante ao Tinder que promove encontros a três - Reprodução
3nder, app semelhante ao Tinder que promove encontros a três Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 13h36

Os responsáveis pelo aplicativo de paquera 3nder, que promove relacionamentos amorosos a três, publicaram nesta segunda-feira (23) dois textos em que revelam estar sendo processados pelo Tinder por conta da similaridade com o nome de ambos.

Nos mesmos textos, um dos cofundadores do 3nder, Dimo Trifonov, acusa o Tinder de querer monopólio do mercado de apps de romance, de querer limitar os romances à monogamia e que quer revidar convocando os usuários do seu aplicativo a enviarem meias sujas para a sede do concorrente.

Tinder, um dos 45 aplicativos de namoro de propriedade do Match Group, está exigindo meu encerramento imediato. Eles me disseram isso em dezembro de 2015 e me deram 30 dias para desligar completamente. E eles ainda estão vindo atrás de mim. Eles acham que eu quero ser como eles. Que eu secretamente restrinjo a ambição deles de limitar o mundo do namoro digital aos namoros individuais gay ou hetero. Nós todos sabemos que nada poderia estar mais longe da verdade, porque não é como nosso mundo funciona.

Quando eu anunciei o 3nder em fevereiro de 2014, fomos mencionados em mais de 1.000 veículos de imprensa e o IAC (grupo que controla o Match Group e o Tinder) não disse nada. Mas no ano passado, nosso segundo ano no negócio, crescemos muito (...).  Com o nosso crescimento repentino do mercado, faz sentido vir atrás de nós agora, certo? Nossa visão para quebrar tabus tolos na sociedade moderna está acontecendo. E Tinder realmente não sabe o que fazer com a mente aberta. Então, eles nos querem fora de seu caminho.

Depois Trifonoy --que criou o 3nder com sua namorada, Ana Kirova-- explica o motivo de seu inusitado protesto:

Eu costumo trabalhar 12 horas por dia. Agora que esta luta está acontecendo, eu tenho que trabalhar sempre que eu não estou dormindo (em torno de 16 horas por dia, talvez?). Naturalmente, eu esqueci de lavar minha roupa e todas as minhas meias (e as da minha namorada) estão sujos. Enviei-os ao Tinder. Se você tem alguma compaixão por mim e por minha equipe envolvida nesta luta nonsense, por favor, faça a mesma coisa que eu fiz algumas horas atrás: tire uma foto de suas meias; compartilhe-as com "#TinderSuckMySocks em apoio a @3nderapp"; seja criativo. Por que você não envia para eles?

Em seguida, colocou o endereço da sede do Tinder, em Los Angeles (EUA). Trifonoy não menciona em nenhuma parte dos textos a questão envolvendo a semelhança dos nomes --em inglês, "3nder" se pronuncia "Threender", com som similar a "Tinder".

O 3nder atualmente está disponível para iOS e uma versão para Android está sendo prometida para este mês. Nele é possível usar nomes fictícios e seu uso não é mostrado a seus amigos de Facebook. Segundo os cofundadores, ele já conta com mais de um milhão de usuários.