Topo

"Serviu para reflexão", diz pai que bloqueou Wi-Fi para incentivar filha

O operador de turismo Paulo Machado e sua filha, Catarina - Divulgação
O operador de turismo Paulo Machado e sua filha, Catarina Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

06/06/2016 14h28

Paulo Machado, operador de turismo de São Paulo, sempre teve em casa o hábito de trocar bilhetinhos com sua filha, Catarina, de 17 anos. Ele não imaginava que transportar esse costume para as redes sociais renderia um post de 113 mil curtidas e 142 mil compartilhamentos. Foi o que aconteceu na quinta-feira (2), quando postou para a filha no Facebook um recado em que dizia que ia mudar a senha do Wi-Fi até que ela cooperasse com os afazeres domésticos.

Dizia o agora famoso bilhete: "Catarina-filhota, a partir de hoje, todos os dias vou mudar a senha do Wi-Fi de casa. Para receber a senha de hoje, precisas arrumar o teu quarto e lavar a louça. Do pai que te adora, Paulo".

A menina não se chateou, entendeu o recado e alguns minutos depois mandou para o pai as fotos dos pratos lavados e do quarto arrumado.

Paulo se inspirou na sugestão de um amigo de Portugal e resolveu agir ao ver Catarina por tempo demais na internet e no celular. Ele diz que preocupou-se com a comunicação da filha com a família e com a saúde dela, já que as horas na web a deixam sentada por muito tempo.

"Não desmerecendo a internet, mas levar o cachorro para passar, dar uma volta ou andar de bicicleta podem trazer mais benefícios. É uma questão de bom senso", defende.

3.jun.2016 - Bilhete de pai cortando wi-fi da filha até que ela faça as tarefas de casa viraliza - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Bilhete de pai cortando wi-fi da filha viralizou no Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Mas para ele, pouco acostumado com a tecnologia, aplicar o castigo foi mais difícil do que ele imaginava.

Fui ver no Google e não entendi, então precisei ler duas ou três vezes o manual do roteador para mudar a senha

A repercussão geral também foi positiva. Em quase todos os comentários do post original, as pessoas riram e parabenizaram a atitude do pai.

Paulo também leu muitos relatos de pais que vivem situações similares com seus filhos. "Com isso, vi que o nosso caso nem era tão sério se comparado a de outras famílias", afirmou ele, que diz ter uma boa relação com a adolescente.

"Acho que essa exposição tem servido para uma reflexão. Fico satisfeito que foi levantado um tema e o compartilhamento mostra que é um tema atual. Se serviu para gerar parâmetros, fico extremamente satisfeito", disse.

Mas e o castigo, continuará sendo aplicado todos os dias como prometido?

"Confesso que nos últimos dias não precisei, porque percebi uma mudança de comportamento dela, com mais compromisso com as tarefas e estudos".

O Wi-Fi de Catarina está garantido, pelo menos até o próximo desleixo em casa.