Topo

Tecnologia


Plataforma do Google agora mostra evolução da Terra nos últimos 32 anos

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 10h33

Não há dúvidas de que a Terra passou por diversas transformações nos últimos 32 anos, seja por causa do movimento glacial, da urbanização ou mesmo do desmatamento. Mas que tal ver com os próprios olhos essas mudanças?

O Google acaba de atualizar o Timelapse --um projeto do Google Earth lançado em 2013 para mostrar a evolução da Terra desde 1984. Até então, as imagens do satélite eram exibidas até 2012. Mas, agora, foram atualizadas com imagens ainda mais nítidas dos quatro últimos anos.

A plataforma destaca a evolução de 25 locais e eventos interessantes, como a reconstrução da Ponte da Baía de Oakland em São Francisco ou o movimento do Glaciar Hourihan, na Antártida.

É possível ainda identificar a transformação de um rio no Tibete que mudou visivelmente seu aspecto nos últimos 32 anos.

Também são visíveis os efeitos do aquecimento global na Bolívia, do aumento do desmatamento em Rondônia (VÍDEO ABAIXO), bem como da taxa de crescimento industrial na China (VÍDEO ACIMA), onde é possível ver uma cidade, que levou anos para crescer, se desenvolvendo em poucos segundos.

Se você quiser ir além dos conteúdos pré-selecionados pelo Google, basta direcionar o mapa para qualquer local do mundo e ver como ele mudou ao longo do tempo. Algo que vai demandar um conhecimento mínimo em geografia, pois a plataforma não exibe as divisórias territoriais comuns nos mapas.

Vale lembrar ainda que as imagens podem não ter a mesma qualidade em todos os lugares.

Todos os vídeos podem ser visualizados em três velocidades: slow (devagar), medium (médio) ou fast (rápido). Podem ser pausados, passados para frente ou para trás, dentro de uma escala cronológica que mostra exatamente o ano em que a imagem foi capturada.

Mais Tecnologia