Topo

Tecnologia


Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

Bateria do iPhone rende bem mais com um único clique

UOL Notícias

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2017-04-13T04:00:00

13/04/2017 04h00

As mensagens de áudio no WhatsApp parecem ser uma unanimidade. Parecem... mas não são! Tem quem ame, mas também tem um bom time que odeia.

Por isso, ensinamos aqui um caminho alternativo, que deve agradar quem não gosta de ficar digitando longas mensagens e também quem não suporta ficar ouvindo os áudios, especialmente aqueles de mais de dois minutos.

Estamos falando da opção “ditado”, que aparece nos teclados de dispositivos iOS e Android.

No iOS, é um botão parecido com um microfone que fica ao lado do teclado. Em Android, varia de modelo a modelo, mas geralmente é um ícone também em formato de microfone. Por mais que esteja escondido, vale fuçar para achar no teclado (ou então baixar um teclado que o deixe mais em evidência). 

Notou que você não precisa fazer nenhum download e nem mudar nada no WhatsApp para parar imediatamente de mandar áudio para os outros?

É só clicar no botão com um microfone desenhado e começar a falar. Automaticamente sua voz é transformada em texto, que aparece na tela. Enquanto você estiver falando, o "ditado" vai transcrevendo.

Dá até para falar palavrões (no iOS, eles aparecem escritos, enquanto no Android ele viram asteriscos).

A função entende também risadas. Um sonoro "rárárá" se transforma em “hahaha”, mas o sistema não entende o “kkkkk".

A função é ainda mais prática no iPhone, porque o sistema saca as pontuações. É só você falar “ponto”, “vírgula”, “abre aspas”, “interrogação”, etc... que a pontuação aparece na tela – mas vão te achar meio louco na rua, é bem verdade.

Claro, nem tudo é perfeito. Você vai precisar revisar o texto antes de enviar, mas o resultado é bem satisfatório, especialmente se você conseguir falar de forma clara e um pouco mais lenta.

Um dica boa é a função ditado serve para outros aplicativos também e pode ser super útil na hora de escrever e-mails ou fazer anotações, por exemplo.

>> Veja mais dicas de tecnologia

Mais Tecnologia