Topo

Confira dicas para fazer seu plano de dados durar até o fim do mês

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

13/04/2017 04h00

A conta sempre chega no dia certo, mas o fim da franquia de dados nem sempre coincide com o tamanho do mês. Já passou por isso? Talvez seja hora de rever seus gastos.

Existem medidas que te ajudam a aproveitar ao máximo o seu plano, e algumas delas estão no seu celular --além dos recursos disponíveis nos sistemas Android e iOS, também há aplicativos destinados a mostrar os desperdícios.

Pode até ser que algumas das medidas abaixo beirem a "pão-durice", mas os dados extras no final do mês devem compensar. 

Ajuste o seu comportamento

Para começar, adote a seguinte postura: nunca (ou quase nunca) faça qualquer upload ou download enquanto estiver usando apenas seu plano de dados. O Wi-Fi deve ser seu melhor amigo.

Ou seja, nada de baixar imagens (veja como desabilitar no WhatsApp) ou atualizar aplicativos automaticamente. Para desabilitar no Android: Play Store > Configurações > Atualizar apps automaticamente). No iPhone: Ajustes > App Store > Usar Dados Celulares),

Pare de ouvir música ou ver filmes em serviços de streaming, evite jogos on-line e desapegue de Snapchat ou similares.

Sempre verifique se não há alguma rede social aberta em segundo plano.

Se precisar conversar com alguém, prefira o texto.

Desligue o GPS e qualquer aplicativo que use geolocalização quando não for necessário.

Fuja dos aplicativos que tenham muita publicidade, principalmente com aqueles banners animados, cheios de imagens alegres e coloridas --cada imagem daquela está consumindo seu plano de dados.

Espere para fazer todas essas coisas quando estiver em uma rede Wi-Fi segura. Em caso de dúvida, habilite o "modo avião".

Configure browser  e sistema operacional

Outro passo importante é configurar o sistema operacional de seu smartphone para usar de forma inteligente o plano de dados.

Primeiro, configure o Android para atualizar os aplicativos apenas quando estiver em uma rede Wi-Fi.

Para isso, entre em "Configurar" ou "Ajuste" (dependendo do modelo do seu telefone) e escolha "Uso de dados" ou "Dados móveis". Habilite o botão de "Economia de dados" --ele impede ou diminui a frequência com que alguns apps enviam ou recebem dados em segundo plano. Em alguns celulares, dá para configurar por aplicativo. 

No iPhone, vá até "Ajustes" > "Celular". Aparecerá uma lista dos aplicativos instalados. Selecione quais devem parar de consumir dados do seu plano.

Alguns aplicativos oferecem opções semelhantes para controle de gastos. Basta olhar nas configurações de cada um deles. No Google Fotos, por exemplo, selecione a opção para fazer upload apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

No Chrome, reduza o consumo de dados abrindo o menu e selecionando "Configurações". Lá, escolha "Economia de dados". Com esse recurso habilitado, o navegador reduzirá a quantidade de tráfego de dados. É fácil de fazer e vai garantir a economia de alguns MB. 

My Manager - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apele para um aplicativo

Disponível para Android e iOS, o My Data Manager monitora e ajuda a economizar o consumo de seu plano de dados. O aplicativo fornece gráficos que facilitam a visualização dos gastos, seja por plano do celular, Wi-Fi ou roaming. Além disso, é possível criar avisos para não ultrapassar os dados de sua franquia.

Já o aplicativo Mobile Counter executa o mesmo serviço, mas peca pelo excesso de propaganda, que acaba poluindo a visualização das funções.

>> Veja mais dicas de tecnologia

Bateria do iPhone rende bem mais com um único clique

UOL Notícias