Topo

Tecnologia


Golpe no WhatsApp tenta enganar pessoas com promoção de máquina de café

Zigg
Imagem: Zigg

Do UOL, em São Paulo

2017-07-07T19:28:38

2017-10-09T18:02:21

07/07/2017 19h28Atualizada em 09/10/2017 18h02

O WhatsApp tem milhões de usuários no Brasil, e por conta dessa popularidade é justamente uma das ferramentas mais usadas por golpistas. A última envolvendo a plataforma de mensagens envolve um ataque que promete dar máquinas de café espresso da marca Nespresso. O golpe foi detectado pelas empresas de segurança Eset e Kaspersky.

Ele funciona da seguinte forma: a pessoa recebe um link falando da suposta promoção. Ao abri-lo, aparece uma página que cita a possibilidade de testar uma máquina de café. Ao tocar no botão para participar da falsa promoção, ele pede para o usuário ceder o número de 10 contatos para ter acesso ao produto para teste e que, eventualmente, ficará com o ganhador.

Reprodução/ESET
Tentativa de golpe tenta atrair usuários do WhatsApp com falsa promoção de cafeteira Nespresso Imagem: Reprodução/ESET

Segundo a Kaspersky, se o aparelho for Android, ele tentará instalar um software de origem duvidosa, que forçará a exibição de propagandas no smartphone. Caso o dispositivo seja um iPhone, uma interface vai solicitar o compartilhamento do número do usuário para o cadastro em um registro “premium”, que oferecerá descontos de produtos.

Além do Brasil, o golpe foi detectado em outros países da América Latina, inclusive com variações adaptadas para o espanhol.

Fique esperto

Estão cada vez mais comuns os golpes disseminados pelo WhatsApp. Recentemente, havia um que prometia crédito no McDonald’s. Outro citava vagas da emprego na rede de supermercados Carrefour.

É recomendado que os usuários tenham algum tipo de software antivírus em seus smartphones e prestem atenção em conteúdos muito chamativos, como notícias apelativas ou até mesmo promoções. Neste último caso, vale dar uma olhada na página da empresa ou nas redes sociais verificadas da marca. A da Nespresso, por exemplo, não cita nenhum tipo de promoção.

Abaixo, o comunicado da empresa sobre o golpe:

Aprenda a usar atalhos para conversas no WhatsApp

UOL Notícias

Mais Tecnologia