Topo

A Apple deixa os iPhones antigos mais lentos a cada atualização?

Teoria diz que iPhones mais são "sabotados" pela Apple para forçar o público a comprar modelos novos - Reprodução
Teoria diz que iPhones mais são "sabotados" pela Apple para forçar o público a comprar modelos novos Imagem: Reprodução

Do Gamehall, em São Paulo

20/10/2017 04h00

A cada ano, no mês de setembro, um termo de busca dispara no Google Trends: iPhone slow -- ou, "iPhone lento".

Isso acontece porque setembro é o mês em que, todos os anos, a Apple lança uma nova versão de seu smartphone e de seu sistema operacional (que inclui os modelos antigos), o que inevitavelmente leva uma parte significativa do público a reclamar de que seus iPhones estão mais lentos do que antes, como uma espécie de "incentivo" para comprar o novo produto.

Veja também: 

Mas será que isto é verdade ou mera teoria da conspiração?

Bom, o site Futuremark - dedicado a analisar a performance de diferentes dispositivos e componentes de hardware - tirou suas próprias conclusões com base em dados arrecadados desde abril de 2016 com seu aplicativo, o 3DMark.

Abaixo estão os gráficos que mostram como o iPhone 5s se comportou nos últimos 18 meses:

iPhone 5s - GPU - Reprodução/Futuremark - Reprodução/Futuremark
iPhone 5s - GPU
Imagem: Reprodução/Futuremark

iPhone 5s - CPU - Reprodução/Futuremark - Reprodução/Futuremark
iPhone 5S - CPU
Imagem: Reprodução/Futuremark

Os resultados, levando em conta tanto o processador quanto a placa gráfica do celular, mostram que sua performance manteve-se essencialmente estável nos últimos 2 anos. A mesma tendência pode ser vista nos iPhones 6, 6s e 7 - sendo que o 6 chegou até a ganhar um aumento significativo neste ano, graças ao lançamento do sistema operacional iOS 11.

Ou seja, a ideia de que a Apple propositalmente deixe aparelhos mais lentos não passa de mito. Então, por que parece que o iPhone "piora" logo na época de lançamento de um novo modelo?

Bom, de acordo com a Futuremark, as situações em que isso acontece não são culpa da Apple - ao menos não diretamente.

"Uma atualização pode trazer novas funções que acabam usando mais recursos ou precisam de mais poder de processamento", diz a conclusão do teste. "Novos aplicativos para modelos mais recentes podem não rodar tão bem em aparelhos antigos. Por outro lado, aplicativos feitos para uma versão antiga do iOS não utilizam todas as otimizações da última versão."

"E existe sempre o efeito psicológico de saber que há um modelo mais novo e melhor disponível, que pode fazer com que sinta que seu dispositivo é ultrapassado."

Por isso, não é necessariamente a empresa que está causando uma "lentidão" nos iPhones, e sim o ecossistema a seu redor adaptando às mudanças, misturado com um pouco de propaganda.

... A não ser, é claro, que a Futuremark esteja envolvida na conspiração.

I Want to Believe - Reprodução - Reprodução
A verdade está lá fora
Imagem: Reprodução