Topo

Tecnologia

App da Samsung ajuda usuário a analisar (e resolver) problemas no celular

Alessandro Junior/Gizmodo
Imagem: Alessandro Junior/Gizmodo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2017 04h00

Possui um smartphone Samsung? Sabia que é possível ter uma assistência técnica na palma da mão? Exatamente!

A Samsung possui um aplicativo gratuito de assistência técnica que oferece um suporte para diversas dúvidas e problemas do aparelho.

Para descobrir se tem alguma coisa errada, o usuário pode fazer uma série de testes no sistema, que incluem testar hardware, limpar memória/armazenamento, desinstalar apps não utilizados e otimizar configurações.

VEJA TAMBÉM

Caso encontre algum problema, ele é direcionado a um suporte no Smart Tutor e um técnico o ajudará a resolver o erro. E se ainda sim for necessário, o usuário será orientado a procurar uma assistência autorizada.

Veja como funcionam as opções oferecidas pelo aplicativo:

UOL
Imagem: UOL

1. Testar hardware

Aqui o usuário pode realizar testes rápidos no sistema do aparelho para detectar algum problema ou melhorar o seu desempenho.

Entre eles estão: wi-fi, alto-falante, teclas, entradas usb e de fone de ouvido.

UOL
Imagem: UOL

2.  Limpar memória/armazenamento

Nessa aba o usuário poderá verificar o armazenamento tanto da memória RAM quanto da memória interna.

Ao tocar em “Limpar Agora”, dados desnecessários, como cache, arquivos temporários, serão excluídos e aplicativos em segundo plano serão fechados.

UOL
Imagem: UOL

3. Desinstalar aplicativos não atualizados

Aqui os aplicativos não usados por pelo menos 30 dias são expostos para uma possível desinstalação. O usuário tem a opção de selecionar e apagar todos de uma única vez ou um por um.

Ao apagar os aplicativos, é possível liberar mais espaço de armazenamento do smartphone para fotos e para os aplicativos mais usados.

UOL
Imagem: UOL

4. Otimizar configurações

A opção é voltada principalmente para o consumo de bateria.

É possível otimizar o brilho e o tempo que a tela permanece ligada antes de repousar, além de desligar algumas opções como Bluetooth, roteador e sinal wi-fi.

UOL
Imagem: UOL

Outros recursos

Além do diagnóstico, o usuário tem acesso a uma série de perguntas frequentes a fim de tentar encontrar uma resposta para o problema que está procurando.

UOL
Imagem: UOL

Ao tocar na “?” no canto direito inferior, é possível entrar em contato com os especialistas ou enviar um comentário.

UOL
Imagem: UOL

1. Suporte Remoto

Aqui o usuário permite um especialista controlar seu smartphone remotamente a fim de que o profissional encontre algum problema e possa corrigi-lo.

UOL
Imagem: UOL

2. Chat ao vivo

Neste caso, o usuário conversa com um especialista explicando os problemas que está enfrentando ou ainda para tirar alguma dúvida. Para acessar essa sessão é preciso logar em sua conta Samsung ou criar uma, caso não tenha feito ainda.

3. Ligar para o serviço de atendimento ao cliente.

Aparecerão alguns números de telefone para que o usuário possa ligar e conversar com algum especialista.

4. Enviar comentário

Aqui é possível enviar um comentário. Seja para fazer perguntas, para enviar relatórios de erro ou ainda para encaminhar sugestões.

UOL
Imagem: UOL

Ao selecionar o tipo de comentário que deseja fazer, serão abertas as categorias referentes. Selecione a desejada.

UOL
Imagem: UOL

E lembre-se: é preciso estar logado com sua conta Samsung.

O aplicativo oferece também dicas e notícias para aproveitar os recursos de seu aparelho da melhor forma possível.

UOL
Imagem: UOL

Alguns smartphones já vêm com o Samsung Members instalado. Caso o seu não possua, pode baixar tanto pela loja online Galaxy Apps quanto pela Play Store.

Mais Tecnologia