Topo

Tecnologia

Snapdragon 845: novo processador equipará celulares e também computadores

Divulgação
Processador Snapdragon 845, da Qualcomm Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/12/2017 09h31Atualizada em 06/12/2017 15h15

O candidato a novo processador para celulares mais rápido do mundo é o Snapdragon 845, novo chip potente da Qualcomm anunciado pela empresa nesta terça-feira (5) no Havaí, em seu evento Snapdragon Tech Summit.

Assim como seus antecessores da série 800 - como o Snapdragon 820, 821 e o mais recente 835 - o Snapdragon 845 deverá equipar smartphones e tablets top de linha a serem lançados em 2018.

No entanto, com o anúncio de dois notebooks rodando Windows com Snapdragon, são grandes as chances de o 845 passar também a equipar computadores ao longo do ano que vem. Já vem de algum tempo o desejo da Qualcomm de ver seus processadores em equipamentos maiores e rivalizando com os chips da Intel e AMD, maiores fabricantes de CPUs para computador.

VEJA TAMBÉM:

Os detalhes sobre o processador devem ser informados pela Qualcomm em breve, mas espera-se pelo menos que ele siga o processo de fabricação de 10 nanômetros, assim como foi o Snapdragon 835.

Processadores são formados em seu interior por transistores minúsculos, medidos em nanômetros. O tamanho de dez nanômetros é equivalente a 0,000001 cm. Quanto menor o transistor, mais transistores podem ser embutidos no chip, aumentando o seu poder de processamento.

Espera-se também um aumento de velocidade. Para se ter uma ideia, a CPU do antecessor, o Snapdragon 835, roda a até 2,45 GHz. Ele é octa-core com a GPU (chip para gráficos) Adreno 540.

O rival direto da série Snapdragon 800 vem da Apple: o A11 Bionic, que equipa os atuais iPhones 8 e X, é considerado por muitos o mais potente da atualidade, pois vence o Snpadragon 835 em testes de desempenho (benchmarks). Outro bastante poderoso é o Exynos 8895, da Samsung. Será que o 845 os superam?

O 845 deve contar com o seu mais recente modem X20 LTE, que fornece conectividade gigabit em redes suportadas. O 835 do ano passado, que contava com o  X20 LTE,foi a estreia da Qualcomm em suporte a redes 5G, que ainda funcionam em caráter experimental, mas será a geração seguinte da conectividade móvel, atualmente no 4G.

PCs com Snapdragon 835, celulares com 845

Cristiano Amon, vice-presidente da Qualcomm, anunciou que o primeiro dispositivo móvel com uma plataforma Snapdragon capaz de operar com o Windows 10 será o notebook ASUS NovaGo, que deve estar disponível comercialmente no começo do ano que vem. Além disso, o computador móvel ENVY x2, da HP, dará início a uma nova classe de PCs que contará com a plataforma Snapdragon e Windows. Mas por ora, os dois modelos virão com o "antigo" Snapdragon 835.

O celular Mi 7, da chinesa Xiaomi, será um dos primeiros smartphones no mundo a contar com o Snapdragon 845. Ainda não se sabe quando o Xiaomi Mi 7 será oficializado, mas espera-se que seja nos primeiros meses de 2018.

A supor pelos anos recentes, Samsung, Sony, LG e Motorola também devem equipar seus celulares top de linha com o Snapdragon 845, embora em alguns mercados eles troquem o chip por similares - a Samsung por exemplo inclui seus chips Exynos nas versões internacionais da linha Galaxy S.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia