Topo

Aluguel, roupas, livros: aplicativos que dão match em "tudo" para você

App Roupa Livre incentiva encontros entre quem quer trocar roupas - Reprodução
App Roupa Livre incentiva encontros entre quem quer trocar roupas Imagem: Reprodução

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

12/02/2018 04h00

Os aplicativos chegaram para facilitar (quase) tudo na nossa vida, e os empresários estão cada vez mais atentos às facilidades proporcionadas pela tecnologia. Inspirada no Tinder, surge uma nova categoria de serviços que prometem "dar match" entre você e aquilo que você precisa. Seja um "date" ou um emprego.

VEJA TAMBÉM

Confira a seguir algumas soluções interessantes que adotaram a “tinderização” de seus negócios:

Tinder da roupa

O aplicativo Roupa Livre usa a lógica do Tinder para incentivar encontros entre quem quer trocar roupas, estimulando assim o consumo sustentável.

O usuário só precisa entrar no sistema, tirar fotos das peças que deseja trocar e cadastrá-las no aplicativo. O match acontece se você curtir uma peça de roupa de alguém que curtiu uma peça que você publicou. Aí, é só combinar a troca.

Vai um apartamento?

Está procurando um lugar para morar ou alguém para dividir o aluguel? Já existem alguns serviços que ajudam nesta missão e usam a tecnologia do Tinder para aproximar pessoas que tenham interesses em comum.

O site morar.com.vc é um deles e funciona para quem deseja dividir as despesas de aluguel com outras pessoas. Para aumentar as possibilidades de dar match, ele usa um questionário com perguntas que vão de comida a política. A diferença é que existem etapas de mediação, já que encontrar alguém para morar junto pode ser mais burocrático do que promover encontros amorosos.

Você está pronto para dividir as contas e a casa com alguém? - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O aplicativo Moradia segue uma linha parecida, mas é voltado para estudantes que desejam dividir o aluguel. Menos burocrático em seu processo, o usuário seleciona os critérios de busca (como sexo, idade, faculdade, curso e semestre) e o sistema lista pessoas compatíveis, permitindo em seguida a troca de mensagens entre os envolvidos.

Já o App do Imóvel foi criado para quem quer comprar, vender ou até mesmo trocar imóveis. O match funciona quando compradores demonstram interesses mútuos nos anúncios disponíveis no sistema. É como se fosse o “like” do Facebook e do Tinder.

Busca pelo emprego perfeito

Não existem muitas soluções nesta área por enquanto, mas a startup brasileira Vulpi criou um sistema que usa a inteligência artificial para ajudar na contratação de desenvolvedores de softwares.

O aplicativo funciona com base no conceito do Tinder e aproximar empresas e profissionais que buscam emprego no setor com base no perfil da vaga e qualificações dos candidatos.

Segundo os idealizadores da ferramenta, o algoritmo cruza as informações, e os desenvolvedores mais compatíveis aparecem para empregadores.

celular; lupa; zoom; pesquisar - Getty Images/iStock - Getty Images/iStock
Imagem: Getty Images/iStock

Dos livros aos carros

Seguindo o conceito de combinar coisas com base no interesse das pessoas, a plataforma Book4You (disponível em site e app para Android), indica livros de acordo com o gosto de cada pessoa. O curioso é que ele apresenta inicialmente apenas a sinopse do livro. Se o usuário der um “like”, mais informações sobre o material surgem. Caso contrário, outras opções vão aparecendo.

É possível ainda criar uma lista de desejos para a compra dos próximos títulos.

Já o App do Automóvel promete conectar donos de carros e potenciais compradores. Assim como no Tinder, ele cruza informações e só permite o contato entre pessoas que demonstrem interesse mútuo na compra e venda de determinado veículo.

Saiba como evitar o apelo emocional na hora de comprar um carro - Jupiterimages/Carsale - Jupiterimages/Carsale
Imagem: Jupiterimages/Carsale