Topo

Onde está o Tesla Roadster exatamente? Este site te mostra

Divulgação
Imagem: Divulgação

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

18/02/2018 11h44

A essa altura do campeonato, você já deve saber que um carro elétrico da Tesla está rodando pelo espaço. O Roadster vermelho de Elon Musk, o dono da Tesla (carros elétricos) e da SpaceX (foguetes), foi lançado na primeira semana de fevereiro em direção a Marte a bordo do Falcon Heavy, o foguete mais poderoso do mundo. Tudo isso ao som do clássico "Space Oddity", de David Bowie.


Agora deve ficar vagando ao redor do Sol em elipses intermináveis. "Ficará no espaço por um bilhão de anos", previu Musk no Twitter. "Adoro a ideia de um carro flutuando eternamente pelo espaço, que talvez possa ser descoberto por uma raça alienígena daqui a milhões de anos."

E aí surgiu a dúvida: ele pode colidir com a Terra? A resposta, dada por pesquisadores da Universidade de Toronto, é: sim, talvez

"Estimamos a probabilidade de uma colisão com a Terra e Vênus nos próximos um milhão de anos ser de 6% e 2,5% respectivamente", dizem os autores em um artigo publicado na sexta (16).

Se te deu vontade de monitorar a localização do carro, por via das dúvidas, saiba que você não está sozinho. 

 Onde está o Tesla Roadster - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Um cara chamado Ben Pearson montou um site especialmente para isso, chamado, obviamente, de Where is Roadster (www.whereisroadster.com).

Ele conta que ficou espantado com a quantidade de pessoas acessando o domínio, que correu para registrar assim que teve a ideia de acompanhar o carro no espaço. "No primeiro dia, mais de 25 mil pessoas estiveram aqui. Eu percebi que eu estava certo, as pessoas estavam interessadas nisso", escreve.

O site usa dados da JPL Horizons, uma plataforma de dados da Nasa, e vai sendo atualizado em tempo real.

Além de ter uma ideia da posição e da velocidade do Roadster, você descobre coisas como: quanto ele já estourou a garantia de 36 mil milhas ou quanto economizou de combustível.

Os dados, organizados de maneira bem tosca e divertida, também mostram quando o carro chegou perto do Sol, de Marte, da Terra, etc.

Pearson é um engenheiro elétrico norte-americano que trabalha na área de tecnologia espacial, mas se autointitula "just this guy, you know?" (sou só um cara, sabe?).

Veja como foi a viagem do Tesla até o espaço

AFP