Topo

Obsolescência programada? Vida útil de produtos Apple é de 4 anos e 3 meses

Até quando vai durar seu iPhone X? - Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Até quando vai durar seu iPhone X? Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/03/2018 12h24

Quem tem um iPhone mais velhinho sabe a dor de cabeça que é ver o aparelho ficar mais lento a cada atualização do sistema de celular. A Apple explicou que faz isso para prolongar a vida útil do smartphone, o que não ajuda e até provoca uma interpretação contrária, de que a empresa quer encurtar o ciclo de vida dos produtos.

Mas, você já pensou qual é a duração de iPhone ou de outros produtos da Apple, como um Mac ou um iPad? O analista de mercado mobile Horace Dediu fez a conta e descobriu que as pessoas passam, em média, 4 anos e 3 meses com o mesmo aparelho da marca antes de mudar para outro modelo.

Dediu fez uma relação direta entre o número de aparelhos vendidos e o de dispositivos ativos, usando informações fornecidas pela Apple em seu último relatório financeiro. Segundo os dados da Apple, a cada três produtos vendidos, dois ainda estão ativos.

VEJA TAMBÉM:

Ciclo de vida de produto Apple - Reprodução/Horace Dediu - Reprodução/Horace Dediu
Gráfico feito pelo analista mostra como a vida útil do iPhone evoluiu ao longo dos anos.
Imagem: Reprodução/Horace Dediu

O analista aponta que existiam 2,05 bilhões de produtos Apple aposentados acumulados e 1,3 bilhão de produtos ativos no final de 2017 - uma diferença de 750 milhões de produtos, entre celulares, tablets e computadores.

Segundo Dideu, 750 milhões foi o número de produtos Apple vendidos no terceiro trimestre de 2013. A expectativa de vida desses produtos, portanto, é de 17 trimestres ou 4 anos e 3 meses. Parece um período bem aceitável para um smartphone ou Apple Watch, mas nem tanto para um computador.