Topo

Quer comprar um celular no exterior? Veja se ele vai funcionar por aqui

Aparelhos desejados, como o Google Pixel 2, não são vendidos no Brasil e a solução é importar; mas será que ele funcionaria aqui? - Reprodução
Aparelhos desejados, como o Google Pixel 2, não são vendidos no Brasil e a solução é importar; mas será que ele funcionaria aqui? Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/03/2018 04h00

Acabou o Mobile World Congress (MWC) e você ficou morrendo de vontade de ter um smartphone que não tem aqui. Falamos aqui sobre o que o mundo paralelo dos celulares chineses tem a nos oferecer e por que eles não são vendidos no Brasil, por exemplo.

Modelos como Pixel, One Plus, Mi Mix e Mate fazem os olhos de muito gente brilhar, mas só podem ser adquiridos via importação --seja comprando via internet ou, ainda, durante uma viagem.

VEJA TAMBÉM

Então, você pretende aproveitar aquela viagem para o exterior para trazer um (ou pedir para trazerem)? Prestar atenção a uma coisa: o que pode ser uma solução, tanto em termos financeiros quanto para ter acesso a tecnologias inovadoras, pode acabar se transformando em frustração, porque não há um padrão mundial de rede de dados e é bastante comum que países utilizem frequências diferentes para o mesmo tipo de serviço.

Por exemplo, a internet 4G no Brasil utiliza as frequências de 2,5 GHz e 2,6 GHz, enquanto nos Estados Unidos há operadoras ocupando uma faixa de frequência que vai dos 600 MHz até os 5,7 GHz. A situação também é distinta no caso das redes 2G e 3G.

Antes de mais nada, é importante salientar que o modelo comprado no exterior precisa estar desbloqueado, sem estar atrelado a planos de operadoras.

Já para não ficar perdido em meio a tantas siglas e números, o ideal é escolher um celular quadriband. O termo se refere a aparelhos capazes de utilizar um espectro maior de frequências e, em geral, funcionam com os padrões utilizados em todas as partes do mundo.

Há, contudo, um jeito mais eficiente e prático de descobrir se o aparelho que você está de olho no exterior poderá ser usado aqui - ou, ainda, se você poderá usar o seu aparelho durante sua viagem.

VEJA TAMBÉM

Will my phone work? Site checa de celulares funcionam em várias partes do mundo - Reprodução - Reprodução
Por meio do site "Will My Phone Work" é possível checar, de maneira rápida e prática, se o celular desejado irá funcionar quando você voltar de viagem
Imagem: Reprodução

Trata-se do site Will My Phone Work. Mesmo em inglês, ele é bastante simples de ser usado.

Uma vez aberto, ele apresenta dois campos que, uma vez preenchidos, abrem outras opções. O primeiro é "Brand", onde você escolherá a marca do aparelho, o que por sua vez habilitará o menu "Model", que define o modelo.

Ao definir o país no qual pretende usar o smartphone em "Country", aparecerá a opção "Carriers", que indica qual a operadora será utilizada.

Uma vez preenchidos, basta clicar em "Search". O resultado aparece instantaneamente, e há três opções: o círculo com o "V" em azul indica que o aparelho é compatível com a operadora escolhida.

Os resultados podem ser três: se aparecer um "X" vermelho, o celular escolhido não é compatível. Um "V" mostra que o smartphone é compatível apenas com algumas frequências da operadora. Por fim, se aparecer um "V" azul, o aparelho é perfeitamente compatível com a operadora escolhida. 

Se o smartphone desejado estiver nessa última categoria, comemore: pode comprar sem medo.