Topo

Tecnologia


Como organizar as figurinhas do álbum da Copa com uma planilha

Folhapress
Imagem: Folhapress

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

2018-04-04T04:00:00

04/04/2018 04h00

Você sabe que o álbum de figurinhas da Copa do Mundo da Rússia é um sucesso quando rende até mesmo tema de golpe do WhatsApp. Mas a dica abaixo é para o bem. Que tal uma mãozinha da tecnologia para monitorar a sua coleção de cromos?

Para isso, vamos resgatar uma velha conhecida: a planilha. Em vez do clássico Excel da Microsoft, entra em cena a ferramenta de planilhas do Google Docs, que é gratuita e você pode acessar de onde quiser, de qualquer computador ou celular, pela nuvem.

VEJA TAMBÉM:

Lembramos que as instruções abaixo servem para fazer uma tabela básica. Os mais entendidos em planilhas podem enfeitá-la com mais firulas, como células coloridas, bordas, alinhamento e formação de texto etc.

Para a maioria das pessoas, porém, este modelo deve bastar. A planilha mostra quais figurinhas têm ou faltam (inclusive por seção) e o total de coladas/faltantes. 

1. Entre nas Planilhas do Google com sua conta do Gmail: docs.google.com/spreadsheets

Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Onde tem "Iniciar uma nova planilha", clique em "Em branco"

Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Dê um título à sua planilha, como "Álbum da Copa 2018"

Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Escreva em cada linha da primeira coluna o nome das principais seções do álbum de figurinhas: Página inicial (A2), Estádios (A3), Cartazes das cidades-sede (A4), Grupo A (A5), Grupo B (A9), Grupo C (A13), Grupo D (A17), Grupo E (A21), Grupo F (A25), Grupo G (A29), Grupo H (A33) e Legends (A37). Ainda incluiremos a célula "Total" na A39; vamos explicar o motivo mais abaixo.

Reprodução
Imagem: Reprodução

5. Nas células B5 a B36, escreva nesta ordem (ou copie e cole) o nome das seleções:

Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã
França
Austrália
Peru
Dinamarca
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul
Bélgica
Panamá
Tunísia 
Inglaterra 
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão

Reprodução
Imagem: Reprodução

6. Agora vamos preencher a numeração das figurinhas. Começaremos pela linha da Página inicial. Selecione a célula C2 e vá no menu Formatar > Número > Texto simples. Com a célula ainda selecionada, digite "000" e dê Enter. É preciso que fique escrito "000" na célula, em vez de um "0" só.

Reprodução
Imagem: Reprodução

7. Com a célula C2 ainda selecionada, clique e segure no quadradinho no canto pé direito da célula e arraste até o J2. As demais células serão preenchidas até o número 007 --numeração das figurinhas presentes nessa primeira seção do álbum.

Reprodução
Imagem: Reprodução

8. Repita o passo 6 na célula C3, mas escreva "008". Daí repita o passo 7 até a célula N3, criando assim os números 009 ao 019.

Reprodução
Imagem: Reprodução

9. Repita o passo 6 na célula C4, mas escreva "020". Daí repita o passo 7 até a célula N4, criando assim os números 021 ao 031.

Reprodução
Imagem: Reprodução

10. Antes de continuar a preencher a numeração, faremos ajustes estéticos e de formatação. Selecione as colunas verticais (C ~V) e clique duas vezes na linha entre as letras que nomeiam as colunas. Por exemplo, entre "A" e "B". As colunas vão se encolher, ajustando-se ao conteúdo das células.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora selecione C4 (figurinha "020"), faça o atalho no teclado Ctrl + C. Selecione C5. Clique dentro da célula, segure o botão do mouse e arraste até a célula V36. No teclado, faça Ctrl + Alt + V. Isso foi para estender a formatação que fizemos no passo 6 para todas as células restantes das figurinhas.

Reprodução
Imagem: Reprodução

11. Voltando à numeração. Em C5, digite a primeira figurinha da Rússia: 032. A partir daqui, vamos primeiro preencher a coluna C inteira, somando mentalmente 20 ao próximo número. Por exemplo, em C6 digite 052; em C7, 072. E assim por diante, até C37 ser preenchido com o número 672.

Reprodução
Imagem: Reprodução

12. Selecione com o mouse das células C5 a C36, arrastando para baixo.

Reprodução
Imagem: Reprodução

13. Clique e segure no quadradinho no canto pé direito da célula C36 e arraste até o V36. Todas as demais células das seleções serão preenchidas com os respectivos 20 números corretos das figurinhas. Toda linha de seleção tem que terminar na coluna V terminando em "1".

Reprodução
Imagem: Reprodução

14. Repita o ajuste de colunas do passo 8, mas desta vez das colunas O a V.

Reprodução
Imagem: Reprodução

15. Para terminar a etapa da numeração, na linha 37 (Legends), clique no quadradinho no pé direito da célula C37 --numeração 672-- e com a tecla Ctrl pressionada, arraste e solte o botão do mouse em L37. Numeramos até 681.

Reprodução
Imagem: Reprodução

16. Para ajudar na organização, faremos células complementares que vão calcular quantas figurinhas você tem e quantas faltam. Na célula W1, digite "Coladas". Na X1, "Faltantes". Na A39, "Total".

Reprodução
Imagem: Reprodução

17. Agora faremos fórmulas para os devidos cálculos de controle de figurinhas. 

Nas células de "Coladas", digite "=COUNTBLANK(XX:YY)" (sem as aspas), trocando XX e YY pelas identificações da primeira e última célula da linha com figurinhas. Exemplo: na célula W2, digite "=COUNTBLANK(C2:J2)" e dê Enter. 

Reprodução
Imagem: Reprodução

Reprodução
Imagem: Reprodução

Repita esses passos para o restante das células da coluna, de W3 a W37. Dica: para as seleções (W5 a W36), você pode preencher a fórmula na célula W5, clicar no quadradinho no pé direito da célula, arrastar e soltar o botão do mouse até W36. O preenchimento correto será automático.

18. Nas células de "Faltantes", digite "=COUNTA(XX:YY)" (sem as aspas), trocando XX e YY pelas identificações da primeira e última célula da linha com figurinhas. Exemplo: na célula X2, digite "==COUNTA(C2:J2)" e dê Enter. 

Repita esses passos para o restante das células da coluna, de X3 a X37. Dica: para as seleções (X5 a X36), você pode preencher a fórmula na célula W5, clicar no quadradinho no pé direito da célula, arrastar e soltar o botão do mouse até X36. O preenchimento correto será automático.

Reprodução
Imagem: Reprodução

19. Na célula W39, digite "=SUM(W2:W37)" (sem as aspas) e dê Enter. Ela calculará o total de coladas.

20. Na célula X39, digite "=SUM(682-W39)" (sem as aspas) e dê Enter. Ela calculará o total de faltantes.

Reprodução
Imagem: Reprodução

E é isso. Daqui para a frente use a seguinte convenção: delete da planilha o número de toda figurinha colada, e os números mostrarão as figurinhas que falta obter.

As fórmulas vão te dizer quantas têm e quantas faltam em cada seção, além do total de coladas e faltantes.

Mais Tecnologia