Topo

Tecnologia

Estão usando meu perfil? Como saber se minha conta da Netflix foi hackeada?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

01/05/2018 04h00

Você está no conforto da sua casa para ver mais um episódio (ou vários) da série do momento. Ao tentar entrar na Netflix, a senha não funciona. Tenta mais uma vez e nada. Abre seu email e se depara com a mensagem: sua senha foi alterada.

O primeiro pensamento é “o quê?”. Pois foi isso que aconteceu com a designer de serviços Renata Tonezi, que teve sua conta no serviço de streaming hackeada.

Tudo começou quando ela recebeu uma mensagem dizendo que o email não estava mais vinculado a conta da Netflix. Ela tentou entrar no aplicativo com seu nome de usuário e senha e nada acontecia.

"Como já passei por isso antes [com a Uber e o cartão de crédito], sabia que era uma típica ação de hackeamento de conta. Fui na área ‘ajuda’ e lá tem a opção de ligar para a Netflix. Relatei o ocorrido, dizendo que minha conta tinha sido hackeada, e de fato tinha", explicou Tonezi, que só utiliza o serviço de vídeos em seu celular.

"Perguntei se tinham outros casos e disseram que não, que meu caso era isolado. Mas, depois eu soube que vários amigos tinham passado pela mesma situação", contou.

Numa busca rápida pelas redes sociais, é possível achar reclamações parecidas. Em uma delas, um internauta afirma que sua conta foi invadida e está sendo usada por alguém de outro Estado.


No caso de Tonezi, ela diz não acreditar que o problema tenha sido falta de cuidado, já que ela sabe que não deve ficar clicando em links suspeitos ou abrindo arquivos desconhecidos. A primeira providência tomada por ela foi alterar as senhas de emails e outros aplicativos.

A Netflix informou que não tem conhecimento até o momento de falha em seu sistema que tenha exposto dados de assinantes. Mas alerta que usar a mesma senha em vários sites pode levar os ladrão de dados a obter a sua senha da Netflix.

"Em muitos casos, os dados das contas de nossos assinantes são comprometidos por uma falha envolvendo violação de credenciais de outros serviços ou golpes de phishing [mensagens enviadas para inúmeros usuários se passando por uma comunicação oficial da empresa]", disse. 

A Netflix disse ainda que monitora "vários sites que oferecem credenciais obtidas ilicitamente, por meio do roubo de nome de usuários e senha."

Quando descobre algo, a empresa informa cada usuários individualmente para que ele altere as senhas.

Como saber se meu perfil é usado por outras pessoas?

De qualquer forma, existem alguns indícios que te ajuda a saber se o perfil está sendo usado indevidamente.

Insira seu usuário e senha e vá nas nas configurações da conta. Preste atenção nas opções "O que foi assistido" e "Atividade recente no aparelho".

UOL
Imagem: UOL

UOL
Imagem: UOL

Selecione o item "o que foi assistido". Ao abrir, todos os filmes e séries vistos dentro do seu perfil vão aparecer com as respectivas datas.

Caso não reconheça alguns deles, é um sinal de que alguém está usando sua conta.

UOL
Imagem: UOL

Depois disso, volte na parte das configurações e procure o item “Atividade recente no aparelho”. 

Nele, vão aparecer informações detalhadas dos dispositivos usados em sua conta e a localização, como data e horário dos acessos, país, Estado e endereço de IP de origem.

Notou acessos de outras cidades, Estados ou até países? Mais um sinal de que seu perfil foi roubado.

UOL
Imagem: UOL

Em casos de roubo de perfil, a Netflix recomenda:

  1. Alterar sua senha
  2. Encerrar a sessão em todos os dispositivos conectados à sua conta
  3. Informar a empresa sobre sua suspeita e seguir os procedimentos informado pelo suporte.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia