Topo

Tecnologia

Golpe utiliza a Uber para roubar dados até do seu cartão de crédito

Divulgação
Golpe promete R$ 100 em corridas pela Uber Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

17/05/2018 19h38

Descontos para a Uber estão por toda a internet atualmente. Não à toa, hackers estão tentando enganar internautas com uma falsa promoção envolvendo a plataforma de transporte privado por aplicativos.

O golpe foi identificado pela Norton, empresa especializada em segurança digital, e promete R$ 100 de crédito para viagens pela Uber. O link tem sido compartilhado principalmente por e-mail no Brasil.

Veja também: 

A falsa promoção visa roubar dados pessoais e financeiros das vítimas. Ao clicar no link do golpe, o usuário acaba redirecionado para uma página que pede um cadastro de informações como nome, CPF, telefone e cartão de crédito.

O layout do site tem semelhanças com o da Uber e, após o cadastro ser finalizado, o usuário acaba redirecionado para a página de login da Uber - sem o desconto, claro.

Reprodução
Golpe usando a Uber circula na internet Imagem: Reprodução

A dica para evitar cair em golpes do tipo é sempre desconfiar de promoções que parecem muito vantajosas e conferir com a companhia envolvida antes em caso de dúvidas. Apesar de o WhatsApp ser atualmente o principal vetor desses golpes, o e-mail continua uma fonte usada por criminosos.

Dicas da Norton para evitar cair em golpes por e-mail:

  • Remetente: o domínio pode aparentar ser verdadeiro como "@empresa.com", mas observe se é do endereço utilizado pelo suposto remetente do e-mail;
  • Destinatários: múltiplos endereços indicam um envio massivo;
  • Assunto: os e-mails falsos utilizam assuntos que demonstrem urgência para atrais a atenção das vítimas, como pendências de pagamento de serviços populares e atualização ou revisão de uma conta ou serviço;
  • Links: nunca clique no link sem ter certeza de que o mesmo é confiável;
  • Conteúdo: erros de ortografia, ofertas muito vantajosas ou a ameaça de que algo ruim vá acontecer caso não sejam seguidas as instruções do e-mail são indícios que ele pode ser falso.

Golpes no WhatsApp: use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias

Mais Tecnologia