Topo

Você vai perguntar, e a voz do Google tirará suas dúvidas de Copa do Mundo

Você poderá trocar uma ideia com o Google durante as partidas -
Você poderá trocar uma ideia com o Google durante as partidas

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 10h48

O Google Assistente poderá agora tirar todas as dúvidas que você tiver sobre a Copa do Mundo para não passar vergonha enquanto estiver vendo o jogo com amigos. A novidade foi anunciada durante o Google for Brazil, evento exclusivo da companhia no país realizado na manhã desta quinta (7) em São Paulo.

Por meio do assistente por voz presente em celulares Android, você poderá perguntar “qual seleção será eliminada com esse resultado?” ou “quantas vezes esses dois países se enfrentaram?”, por exemplo.

Há ainda outras novidades bem interessantes do Google para futebol. Os usuários Android poderão, por exemplo, fixar o placar de jogos na tela inicial dos seus celulares. Assim, poderão acompanhar as partidas sem entrar no Google ou outro site.

A experiência da busca também será modificada para o futebol. Além dos quadros que incluem estatística, notícias e a programação dos campeonatos ou jogos, serão mostrados também agora um novo espaço com fotos, comentários e as principais jogadas de uma partida em tempo real.

Segundo o Google, as seleções de cada país usarão o “Posts nas Buscas” e vários jogadores fizeram vídeos respondendo perguntas mais comuns na internet. Em parceria com a Fifa e emissoras de TV de mais de 100 países, vídeos resumindo cada jogo estarão disponíveis na Busca logo após o jogo.

Busca para eleições

Além da Copa do Mundo, as eleições de 2018 no Brasil também ganharam atenção do Google. Com apoio do TSE, será possível pesquisar os mais de 7.000 candidatos concorrendo a diferentes pleitos no país para ter acesso a notícias e informações sobre eles.

Os candidatos à Presidência ainda poderão postar seus principais posicionamentos e bandeiras defendidas diretamente no Google para que o eleitor possa saber ao fazer uma busca.

Outras novidades do Assistente

O Google Assistente, segundo a empresa, é um sucesso no país. O Brasil é o terceiro país que mais usa o Assistente e o português brasileiro é a segunda língua mais usada, atrás apenas do inglês.

A partir dos próximos dias, os brasileiros poderão usar a ferramenta para ouvir notícias de alguns veículos de imprensa. E, nos meses seguintes, será possível reservar mesas em restaurante de aplicativos como o Restorando.

Você poderá ainda pedir comida pelo iFood, comprar entrada de cinema no Ingresso.com e ainda solicitar um carro na 99. Tudo por voz, com o Assistente. O Google terá também uma parceria com a Vivo para usuários consultarem, a partir de setembro, saldo, fatura e mais.

Atualmente, já é possível interagir com ele para ouvir música no Spotify, enviar mensagem no WhatsApp, ver vídeo no YouTube e mais.

A integração do Assistente com outros apps ganhou resposta da Apple, que anunciou nesta semana que o iOS 12 terá a função "atalhos da Siri" para integrá-la com outros aplicativos.