Topo

Um robozinho inteligente está a caminho da Estação Espacial Internacional

Cimon, robô com inteligência artificial, auxiliará astronautas na Estação Espacial Internacional - Divulgação
Cimon, robô com inteligência artificial, auxiliará astronautas na Estação Espacial Internacional Imagem: Divulgação

Bruno Romani

Do UOL Tecnologia, em São Paulo

01/07/2018 10h53

A Estação Espacial Internacional (ISS) deve receber em breve um novo hóspede, que irá realizar pesquisas científicas por lá. Detalhe: ele não é humano, e sim um robozinho simpático e, mais importante, inteligente.  

A bordo do Space X 9 que foi lançado na última sexta (29) está Cimon (um acrônimo para Crew Interactive Mobile Companion, ou Acompanhante Interativo Móvel de Equipe), um robô flutuante com inteligência artificial que deve funcionar como um assistente pessoal para os astronautas, especialmente durante experimentos científicos. 

VEJA TAMBÉM

Cimon pesa 5 kg, mas com a gravidade zero vai flutuar e se movimentar por meio de 14 ventiladores embutidos. Ele também tem microfones, câmeras e sensores para reconhecer e responder a voz do astronauta alemão Alexander Gerst, com quem ele vai trabalhar. 

Além disso, Cimon contará com o cérebro de inteligência artificial da IBM, Watson - isso tudo sem contar a "carinha" simpática dele. Cimon trabalhará em três missões: um experimento com cristais, um experimento médico e a resolução de um cubo mágico - totalizando três horas de trabalho. O bichinho, que fala inglês, dará instruções verbais ao astronauta.

Quando não estiver em ação, o robozinho poderá ser desligado para que não capte momentos mais íntimos dos astronautas. 

O Cimon foi construído pela Airbus e pela IBM e ainda terá que provar se pode ser um explorador do espaço. "No momento, nossa maior missão é dar apoio aos astronautas com suas missões diárias para economizar tempo, porque isso é a coisa mais valiosa e cara na ISS. Se não for útil, nenhuma agência espacial gastará espaço valioso com ele", disse à agência "Reuters"  Matthias  Biniok, engenheiro da IBM. 

Cimon deve chegar à ISS na segunda (2) e retornar à Terra em 13 de dezembro.