Topo

Você sabe navegar com segurança na internet? Teste te ajuda a descobrir

A plataforma Security Planner foi elaborada por especialistas em segurança digital - reprodução
A plataforma Security Planner foi elaborada por especialistas em segurança digital Imagem: reprodução

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL

04/07/2018 04h00

Se você tem medo de ter a conta de email invadida, de estar sendo monitorado pelo governo ou simplesmente quer ter mais privacidade nas trocas de mensagens em aplicativos de celular, a plataforma Security Planner pode ajudar a melhorar a segurança da sua navegação. Ela dá dicas sobre como escolher a melhorar plataforma ou como configurar as contas de acordo com o seu perfil

O site é um projeto do Citizen Lab, grupo interdisciplinar baseado na Universidade de Toronto, e o material foi elaborado e revisado por um grupo de especialistas em segurança digital.

VEJA TAMBÉM

Para ter acesso às dicas, primeiro é preciso fazer um teste com três questões, em que você precisa informar quais plataformas usa para acessar informações pessoais, quais são as suas principais preocupações com segurança e por que você deseja melhorar a sua privacidade na rede.

A página garante que as informações fornecidas para o teste não são armazenadas ou utilizadas para outro fim. Também não é preciso acessar seus perfis em redes sociais para fazer o teste.

Sacurity Planner: Teste dá dicas de como melhorar a segurança na internet - reprodução - reprodução
O site tem um teste com três perguntas para saber qual é o seu perfil de usuário
Imagem: reprodução

A partir das suas respostas, o Security Planner lista recomendações sobre como melhorar a segurança da sua navegação.

No resultado, há indicações como habilitar a autenticação de dois fatores – quando, além da senha, a plataforma pode solicitar uma validação por email ou SMS –, garantir que o software de segurança esteja sempre atualizado e usar bate-papos criptografados para proteger comunicações privadas.

As dicas levam em conta o perfil do usuário, e vão desde recomendações básicas, para quem usa poucas plataformas e não acessa muitas contas, até as mais avançadas, voltadas aos que exercem uma atividade em que a privacidade dos dados é essencial.

Na lista de indicações, o site também diz qual pode ser o custo, quando necessário, para comprar ferramentas específicas de segurança.

Por enquanto, a página só tem versão em inglês, mas já adiantou que pretende lançar em breve páginas em outros idiomas.

Security Planner: Teste dá dicas de como melhorar a segurança na internet - reprodução - reprodução
Entre as dicas, o Security Planner recomenda configurar a autenticação de dois fatores
Imagem: reprodução
 

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda