Topo

Falsa promoção da GOL no WhatsApp já afetou mais de 31 mil pessoas

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/07/2018 16h14Atualizada em 03/06/2020 02h20

As férias de julho chegaram para muita gente e nada como uma viagem para descansar o corpo e a mente. E se a passagem aérea tiver em promoção, melhor ainda, né?

O problema é que cibercriminosos estão aproveitando exatamente isso para aplicar golpes. Uma mensagem falsa está circulando no WhatsApp com a promessa de passagens gratuitas da companhia aérea Gol.

Com o texto "A GOL está dando passagens grátis, corre no site que ainda dá tempo!", ela pede que o usuário clique em um link falso. Depois de abrir, ele é redirecionado para uma página que exibe algumas perguntas.

Golpe no WhatsApp promete falsa passagem aérea da GOL - UOL - UOL
Mensagem induz o usuário a clicar em um link falso
Imagem: UOL

VEJA TAMBÉM

Ao final, o texto informa que ele só terá acesso as passagens depois de compartilhar a falsa promoção com 30 amigos ou grupos no WhatsApp ou fornecer dados como o seu endereço.

Segundo Emílio Simoni, diretor de segurança digital da Psafe, das 10h desta terça-feira (10) até por volta das 15h30 o golpe já tinha afetado mais de 31 mil usuários que utilizam as ferramentas de segurança da companhia. E o número deve aumentar.

Falsa promoção da GOL, golpe no WhatsApp - Reprodução/Psafe - Reprodução/Psafe
Uma das condições para ganhar a falsa passagem é compartilhar o conteúdo
Imagem: Reprodução/Psafe

O especialista explica que o objetivo mais comum de golpes assim é o uso dos números de telefone para cadastrá-los indevidamente em serviços de SMS pago. Outra função é receber remuneração enquanto os usuários enganados vão clicando em propagandas.

"O golpe trata-se de um phishing, que tem como objetivo 'pescar' os dados e informações pessoais importantes por meio de mensagens aparentemente legítimas, mas totalmente falsas. O objetivo dos cibercriminosos é conseguir capturar o maior número de dados de usuários e fazer com que a mensagem seja propagada para o maior número de pessoas", acrescenta Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

Para não cair em golpes parecidos, a dica dos especialistas é sempre desconfiar de mensagens suspeitas, principalmente quando elas pedem que o usuário compartilhe o conteúdo com outras pessoas. Outra dica é sempre manter o sistema operacional atualizado e ter um antivírus instalado no dispositivo.

Marques acrescenta que em caso de dúvidas é interessante verificar o endereço do link enviado antes de clicar nele. Uma forma de fazer isso é digitar o endereço suspeito no navegador de internet para ver se a página existe.

"Outra questão é nunca fornecer dados pessoais. Golpes assim costumam pedir. Em caso de dúvida, entre no site da empresa e veja se existem promoções reais", ressalta Simoni.

Em nota, a GOL diz que orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento.

A GOL diz que a fonte original e confiável para promoções é o site da empresa e que em caso de dúvidas, o ideal é procurar a sua central de atendimento pelo número 0300 115 21 21.

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias