Topo

Tecnologia

Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros temem ser espionados pelo celular

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL

18/07/2018 12h06

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Kaspersky mostra que 74% dos brasileiros se preocupam com a possibilidade de alguém observar tudo o que é feito ou assistido em seus dispositivos móveis.

E olha que a pergunta do estudo não era sobre aqueles xeretas que aproveitam o aperto do metrô para ficar de olho no seu bate-papo. O que eles queriam saber era se os entrevistados estavam com medo de serem observados online, ou seja, por meio de aplicativos espiões ou monitoramento indevido de dados.

A pesquisa foi feita em agosto de 2017 com 21.081 pessoas de 32 países. No Brasil, foram 510 entrevistados.

Os resultados do levantamento, que foram divulgados na terça-feira (17), mostram ainda que 66% dos brasileiros não ficam tranquilos ao compartilhar suas informações de localização com sites e aplicativos e 61% temem ser rastreados a partir das informações de geolocalização do celular.

Apesar da preocupação, 38% dos entrevistados no Brasil não verificam as permissões dos aplicativos pré-instalados em seus dispositivos e 15% não conferem os termos de uso ao instalar novos apps.

Segundo a pesquisa global, 83% dos aplicativos para Android têm acesso aos dados sigilosos dos usuários e 96% dos programas podem ser iniciados sem consentimento prévio do dono do aparelho.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda
 

Como se proteger

Um dos primeiros passos para garantir a segurança é usar um bom antivírus no celular. Tanto os sistemas Android quanto o iOS têm opções, gratuitas ou pagas, que cumprem bem essa função. Entre os mais conhecidos estão Norton, Avast, Kaspersky, Trend Micro, Antivírus Acelerador & Limpeza (da Psafe) e Avira.

As dicas a seguir também podem diminuir a exposição dos seus dados no celular:

  • Dedique um tempo para ler com atenção os termos de uso antes de baixar qualquer programa no seu dispositivo;
  • Mantenha os aplicativos atualizados e apague os que você não usa mais;
  • Nas configurações do seu celular, verifique e ajuste como cada app tem acesso à sua localização;
  • Use a autenticação em dois fatores, ou seja, além de usuário e senha, habilite uma segunda camada de proteção às suas contas (que pode ser a checagem por um segundo email ou envio de SMS, por exemplo);
  • Dê preferência a uma rede virtual privada (virtual private network, VPN), que garante que outros usuários e dispositivos conectados à mesma rede não possam ver o que você está fazendo.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia