Topo

Tecnologia


Vai trocar de celular? Saiba como preparar o WhatsApp

Getty Images
Calma, existe um jeito de manter suas mensagens Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2018 04h00

Comprou um smartphone novo e quer passar todas as informações do antigo para ele? Para isso, é preciso fazer o backup de contatos e imagens, seja no computador ou em nuvens. Se você gosta de manter suas conversas do WhatsApp no celular, também desejará passá-las para o novo, certo? E com o mensageiro não é diferente. É preciso fazer o backup também.

Se você usar o sistema Android, o processo é bem simples. No caso do iOS, você precisa usar sua conta no iCloud para armazenar as mensagens. $escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/tag-page-whatsapp-1527257908908.vm’)

Confira no tutorial a seguir

Abra o aplicativo e toque nos três pontinhos no canto superior direito. Depois, toque em “Configurações” e entre em “Conversas”.

Toque na opção “Backup de conversas”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Verifique se o backup no Google Drive está habilitado. Abaixo do botão “Fazer backup” terá a opção “Fazer backup no Google Drive”, caso esteja selecionada a opção “Nunca”, mude para a que mais lhe satisfizer.

Toque no botão “Fazer backup”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora é só aguardar o processo ser concluído.

Pronto. Após esse procedimento, você pode cadastrar o aplicativo no outro celular e tocar no botão “Restaurar conversas”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Já no iPhone, abra o WhatsApp e vá em Ajustes > Conversas > Backup de Conversas > Efetuar Backup Agora.

Você também pode ativar backups automáticos tocando em "Auto Backup" e escolhendo a frequência com que deseja salvar suas conversas, além de escolher se quer adicionar ou excluir os vídeos do backup.

Você precisa estar conectado à sua conta do iCloud com sua Apple ID, além de ter o sistema iOS 7 ou mais recente no seu iPhone.

Para iOS 8 ou mais recente, o iCloud Drive deve estar ligado, indo em Ajustes do iPhone > toque em seu nome > iCloud. No iOS 7, deve ligar o "Documentos e Dados", em Ajustes do iPhone > iCloud > Documentos e Dados.

Para recuperar o backup no iCloud, primeiro confirme que há um backup salvo no iCloud indo a WhatsApp > Ajustes > Conversas > Backup de Conversas. Se sim, apague e reinstale o WhatsApp pela App Store. Após verificar o seu número de telefone, siga as instruções na tela para restaurar as conversas.

Caso você vá trocar de número, o passo a passo é outro

Toque nos três pontinhos no canto superior direito e acesse as “Configurações”.

Entre em “Conta”. Toque em “Mudar o número”. E siga as instruções que aparecerão na tela e toque em “Avançar”.

Insira os dois números de telefone – o novo e o antigo – e toque em “Concluído”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Desta vez, os seus dados serão transferidos para o novo número automaticamente.

Você pode também excluir a conta

Para isso: toque nos três pontinhos no canto superior direito. Acesse as “Configurações”. Entre em “Conta”. Toque em “Apagar minha conta”.

Insira o número de telefone cadastrado e toque em “Apagar minha conta”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Neste caso, você será removido de todos os grupos, o histórico de mensagens e backup no Google Drive serão apagados e sua conta apagada.

Ambas as opções removem todas as informações presentes naquele número. Por isso, caso for trocar de linha telefônica é importante realizar os dois passo-a-passos acima. Afinal, as operadas acabam reciclando números e, portanto, a conta já estará cadastrada, fazendo, assim, com que o novo usuário tenha acesso às informações antigas.

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página

Mais Tecnologia