Topo

Tecnologia

WhatsApp vai avisar quando um link for suspeito para que você NÃO CLIQUE

Reprodução
Mensagem do WhatsApp indicando que o link enviado é suspeito Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

23/07/2018 09h50

O WhatsApp adotou na sexta (20) um novo recurso que permite detectar se um link recebido pelo usuário é suspeito. Segundo o portal "WAbetainfo", o recurso surgiu a partir da atualização da versão beta para Android número 2.18.204, mas continuou a ser aprimorado. Agora, na versão beta 2.18.222, ele já está pronto.

Atualmente apenas usuários que participam do programa beta do WhatsApp podem ter acesso ao recurso --saiba como fazer parte. Ele deverá ser lançado para todos os usuários de iOS, Android e Windows Phone nos próximos meses.

VEJA TAMBÉM

Para saber se o recurso já está habilitado para você, peça a um amigo te enviar um link suspeito. O "WABetaInfo" dá um exemplo de uma mensagem que contenha um link com letra adulterada, como o da imagem acima. Perceba que a letra "i" foi substituída por um caractere especial similar, uma pequena barra vertical.

Quando o usuário do WhatsApp beta receber o link acima, o WhatsApp o marcará como suspeito, com um aviso em vermelho. E que, portanto, não é recomendável clicar nele, pois poderá levar a algum site criado por cibercriminosos, para roubar dados pessoais, por exemplo.

Se o usuário tentar clicar nele, aparecerá uma janela pop-up dizendo: "Link suspeito. Este link possui caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se passar como um outro site." Daí a janela dá duas opções: abrir o link mesmo assim, ou voltar.

Segundo o "WABetaInfo", o WhatsApp detecta o link como suspeito localmente, isto é, nenhum dado é lido nos servidores do WhatsApp ou do Facebook para verificar se o link é suspeito. Tudo é feito pelo app mesmo.

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias

Mais Tecnologia