Topo

Tecnologia


Não gosta do aviso "Encaminhada" em mensagens do WhatsApp? Veja como burlar

Reprodução
Aviso de mensagem encaminhada funciona desde junho Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

2018-08-13T04:00:00

13/08/2018 04h00

Quem usa o WhatsApp todo dia já reparou na palavra "Encaminhada" que aparece acima das mensagens que você recebeu de outra pessoa e repassou pros amigos. O objetivo é determinar se seu amigo ou familiar é o autor do conteúdo ou se veio de outra fonte. E com isso, segurar um pouco a onda de boatos e spams no app.

O lado ruim desse recurso é que ele sempre vai "dedurar" que o conteúdo não é original e veio de algum outro contato do WhatsApp. Por exemplo, se quiser fazer uma graça e pagar de "humorista do Zap" reencaminhando algum meme no grupo da família, vão logo saber que você não foi o autor dele.

VEJA TAMBÉM

Por isso, vamos dar aqui uma dica para você burlar o aviso "Encaminhada" para diferentes tipos de conteúdo: texto, fotos e vídeos. Só funciona no Android. No iOS, não tem jeito: o aviso sempre aparecerá.

Para os mais malandros, atenção: seja ético ao usar o recurso e use apenas para fins de diversão, e não para mascarar a disseminação de boatos e propaganda indesejada no WhatsApp. Tais práticas podem até ser revertidas contra você, pois a Justiça brasileira passou a dar mais atenção aos atos ilícitos praticados no app.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Para fotos, vídeos e GIFs

  • Acesse a conversa do WhatsApp onde está o post que deseja enviar;
  • Selecione o post desejado, segurando-o com o dedo por um segundo. Clique no menu dos três pontos e depois em Compartilhar (ou no ícone equivalente, similar ao sinal matemático "<", com pontos nas extremidades).
  • No menu com vários apps, selecione o WhatsApp
  • Selecione os contatos do app que deverão receber o post. E pronto!

Para textos

  • Acesse a conversa do WhatsApp onde está o post que deseja enviar;
  • Selecione o post desejado, segurando-o com o dedo por um segundo. Clique no menu dos três pontos e use a opção "Copiar".
  • Na tela de contatos do WhatsApp, escolha o contato para quem deseja enviar o post e entre na conversa com ele.
  • Toque e segure no campo de digitação de texto para aparecer a opção “Colar”. Cole e envie a mensagem.


Aprenda a apagar mensagem no WhatsApp após limite de tempo

UOL Notícias

Mais Tecnologia