Topo

Chega de passar vergonha! Aprenda a desligar o corretor automático

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

22/08/2018 04h00

Você queria escrever “e”, mas seu celular mudou para “é”. Sua intenção era dar uma risada, mas o corretor preferiu trocar seu “Hahaha” por “banana”. A correção automática de texto no smartphone é muito útil, só que de vez em quando causa dor de cabeça para qualquer um, seja em dispositivos iOS (iPhones e iPads) ou Android.

Quem se incomoda com isso, pode ficar tranquilo que dá para desativar essa função dos telefones. A gente ensina o caminho no vídeo acima, mas vamos dar os passos necessários por aqui também.

VEJA TAMBÉM

No iPhone, você deve encontrar o aplicativo “Ajustes” e procurar a opção “Geral” na primeira tela que aparecer. Dentro deste segundo menu, você deve descer na tela até encontrar o ícone dos “Teclados” do celular.

Ali é possível configurar uma série de detalhes relacionados ao teclado do iPhone, mas a que mais nos importa é a da “Correção Automática”, que é a quarta opção, se você contar de cima para baixo. Uma dica extra é mexer em “Substituição de Texto”, que pode contar com alguns atalhos incômodos – às vezes criados por nós mesmos.

No Android, podem haver algumas variações. O vídeo acima foi gravado com um Sony Xperia XZ2. Nele, iniciamos o processo pelo app “Configurar”, daí procuramos a opção “Sistema”. Na tela seguinte, abrimos o primeiro ícone, que é chamado “Idiomas e Entrada”, para depois clicarmos em “Avançadas” e ligarmos ou desligarmos o corretor automático.

Em um Zenfone 5, por exemplo, o passo a passo é bem parecido, mudando apenas na parte do “Avançadas” – em vez disso, já dá para clicar direto no “Corretor ortográfico”.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página