Conta de celular: cobrança indevida ainda é a que mais causa dor de cabeça
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta semana seu levantamento sobre o número de reclamações ligadas a serviços de telefonia e TV por assinatura registradas durante julho deste ano. O resultado, como você já deve esperar, é que os números ainda são bem altos e a cobrança indevida é o que mais causa insatisfação entre os usuários.
A Agência contabilizou no período 244,6 mil queixas no geral. Comparado ao mês anterior, foram 21,7 mil reclamações a mais observadas pela Anatel.
Desse total, 243,3 mil reclamações foram feitas contra empresas que fornecem serviços de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.
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Problemas ligados a telefonia móvel pós-paga somaram 82,3 mil queixas. As reclamações se dividiram entre:
- 47,7% dos usuários reclamaram sobre cobrança em suas contas
- 10,1% relataram ter tido problemas com ofertas, bônus e promoções
- 9,7% estão insatisfeitos com a qualidade e funcionamento dos serviços
Já em relação aos serviços de telefonia móvel pré-paga a Anatel registrou 32,8 mil reclamações, entre:
- 38,5% tiveram problema com os créditos pré-pagos
- 19,6% reclamaram de ofertas, bônus e promoções
- 13,9% se queixaram em relação a qualidade e funcionamento dos serviços
Quando o assunto é telefone fixo, as queixas chegaram a 55,2 mil. Problemas com cobrança foram os principais (41,7% dos relatos), seguidos de qualidade e funcionamento (16,9%) e cancelamento (10,4%).
A internet fixa também está presente nas principais reclamações dos usuários. Ao todo, foram 40,6 mil queixas sobre qualidade e funcionamento (41,1%), cobrança (26,5%) e instalação (8,0%).
Por fim, a TV por assinatura também foi alvo de problemas, com 32,3 mil reclamações. Os principais motivos informados pelos clientes foram cobrança (49,7%), ofertas, bônus e promoções (9,4%), e cancelamento (9,0%).
Redução em um ano
Apesar de o mês de julho ter registrado alta no volume de reclamações, os brasileiros podem ter um fio de esperança. Na comparação com julho do ano passado, o fluxo de queixas acabou diminuindo 13% (36,5 mil a menos).
Separando os tipos de serviços, a maior redução foi na parte de telefonia móvel, com 18,4 mil reclamações a menos (13,8%).
A TV por assinatura apareceu na segunda colocação, com redução de 8,8 mil queixas (21,4%). Em seguida, vem a telefonia fixa, com 5,4 mil reclamações a menos (8,9%). Por fim, a banda larga fixa registrou queda de 3,2 mil reclamações (7,4%).
E se você está curioso(a) para saber qual foi a empresa que mais somou mais reclamações entre o ano passado e agora, a campeã no quesito telefonia móvel foi a TIM, com 1,2 mil reclamações (+2,5%) a mais.
Na banda larga fixa, a NET registrou 0,6 mil (+8,1%) queixas a mais. A Vivo ficou como a campeã no serviço de TV por assinatura, com mais 0,2 mil (+8,0%) reclamações.
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