Topo

Tecnologia


Cansou da 'voz do Google'? Aprenda a colocar sua própria voz no Waze

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2018-08-29T04:00:00

29/08/2018 04h00

Se você não curte a voz do Waze te guiando ou as narrações com famosos que o aplicativo coloca de vez em quando, saiba que o app já tem há algum tempo uma solução que pode agradar muita gente: é possível colocar a sua própria voz para te guiar pelas ruas e trânsitos das cidades.

A funcionalidade está dentro do aplicativo, entre as opções de vozes (confira no vídeo acima). Basta abrir as opções de narração e selecionar gravar nova voz, que você vai poder colocar seu talento de navegador de app de trânsito para fora.

O processo pode parecer trabalhoso, mas na prática não é muito. Você deve levar alguns minutos para configurar todos os tipos de comandos possíveis do aplicativo.

Veja também:

O Waze  vai te oferecer todos os possíveis comandos de direção para você gravar com a sua voz ('vire à direita', 'saia à esquerda', 'em um quilômetro', etc).

Você não precisa gravar todos os comandos se quiser, apenas os que ouve com mais frequência ? por exemplo, não precisa colocar sua voz para falar milhas se o seu app está configurado para quilômetros.

É importante falar com clareza os comandos, mesmo que você faça gracinhas na hora de falar. Lembre-se: vai ser essa narração que vai te navegar pelas ruas daqui para frente.

Depois de configurados todos os comandos, é só salvar e selecionar o seu conjunto de voz como voz principal do Waze. Prontinho: após disso, só você e mais ninguém vai poder dizer em que rua você deve virar.

É bom lembrar que nessa opção você não vai ouvir o nome das ruas no aplicativo ? esse recurso, por sinal, só existe em uma das narrações em português.

Se você gostou do resultado da sua narração, você pode até compartilhá-la com familiares e amigos. Quem sabe não acaba virando uma nova voz de sucesso no Waze, hein?

Mais Tecnologia