Topo

Segura a fome! Promoção que dá cupom do McDonald's no WhatsApp é golpe

Falsa promoção do McDonald"s circula no WhatsApp - Reprodução
Falsa promoção do McDonald's circula no WhatsApp Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

29/08/2018 15h54

A fome nos leva a fazer coisas malucas, mas é bom segurar o seu apetite se você está pensando em acreditar que o McDonald's está distribuindo combos de graça pelo WhatsApp. A rede de fast food, na verdade, está sendo usada em uma falsa promoção que tem feito vítimas no mensageiro.

O golpe foi notado pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital. A mensagem que circula no WhatsApp é a seguinte:

"McDonalds (sic) está dando cupons gratuitos de 02 COMBOS para celebrar o 78º aniversário. Acabei de receber meu (sic)".

A falsa promoção é seguida de um link que direciona usuários para uma página informando que eles foram selecionados para participar de uma pesquisa do fast food - em troca, o consumidor supostamente receberia cupons para dois combos de sua escolha.

Veja também:

O golpe é bem audacioso e diz que, para receber o cupom, o usuário deve compartilhar a promoção com nada menos que "todos" seus amigos e grupos no WhatsApp. Depois do compartilhamento, o golpista encaminha o usuário para sites que oferecem serviços pagos, instalação de aplicativos maliciosos ou páginas cheias de propaganda.

Golpe exige compartilhamentos pelo WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Golpe exige compartilhamentos pelo WhatsApp
Imagem: Reprodução

A ação usa táticas anteriores de golpes, com um tema que gera grande atração dentro da rede social e acaba sendo compartilhado por muitos usuários. O próprio domínio do site usado pelo golpe é o mesmo já visto em ações anteriores no WhatsApp.

Para evitar cair em golpes do tipo, é bom desconfiar de promoções no WhatsApp e não clicar em links suspeitos. Se pedir muitos compartilhamentos, a probabilidade é grande da promoção ser falsa. Saiba mais como se proteger no vídeo abaixo.

Golpes no WhatsApp: use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias