Topo

Tem nota ruim na Uber? Você pode ser banido do aplicativo no Brasil

Avaliações de passageiros seguirão regras já usadas para motoristas na Uber - Reprodução
Avaliações de passageiros seguirão regras já usadas para motoristas na Uber Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

05/09/2018 17h39

A sua nota na Uber pode fazer você ser banido do aplicativo no Brasil. A companhia implementou silenciosamente desde junho no país um recurso que estende as punições já dadas a motoristas que tiverem avaliação negativa na plataforma para usuários em geral do app.

A notícia sobre avaliações negativas de usuários na plataforma renderem punições ganhou repercussão nesta terça (5), depois que a Uber anunciou publicamente que passaria a impor neste mês a regra na Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, contudo, a reportagem apurou que isso já está valendo na prática desde junho.

Veja também:

O país, inclusive, foi um dos primeiros a contar com o novo regulamento que coloca os passageiros sob avaliação e risco de exclusão do app. Nesta semana, o recurso chegou à Oceania e pode seguir para o resto do mundo em breve.

Pelo regulamento, usuários que tiverem uma avaliação média menor do que quatro estrelas passarão a receber avisos da Uber com dicas de como melhorar sua nota. Se o número não subir ou cair ainda mais, o usuário será descredenciado do aplicativo.

A partir daí, o passageiro na prática estará banido da Uber e não poderá solicitar mais corridas. O novo modelo é bem semelhante ao que é praticado com os motoristas da plataforma: aqueles que recebem constantemente avaliação negativa e não sobem suas notas são impedidos de trabalhar no app.

A assessoria de imprensa da Uber confirmou ao UOL Tecnologia que a regra já está em prática desde junho e que o recurso não foi anunciado ao público. Segundo o post da Uber na Nova Zelândia e Austrália, a função serve para oferecer uma experiência melhor a todos no app.

Isto é importante porque quando os motoristas parceiros usam o Uber eles fazem mais do que simplesmente dirigir, estão compartilhando seu próprio carro, seu espaço, seu tempo e um pedaço de quem são com os passageiros Uber na Austrália e Nova Zelândia

Como descobrir sua nota

Para descobrir a sua nota na Uber, basta abrir o aplicativo e clicar, no canto superior esquerdo, nas três linhas que abrem opções do app. Ali, logo abaixo do seu nome, estará a nota que vai de 1 a 5.

Se a sua nota estiver baixa, é bom você trabalhar desde já para não ser descredenciado pela plataforma. As avaliações são dadas pelos motoristas ao fim de cada corrida, assim como usuários também dão notas a condutores.