Topo

Tecnologia


Aqui estão 11 recursos que o Note 9 tem e o iPhone X fica devendo

Arte/UOL
Note 9 e iPhone X competem pelo mesmo público de celulares caríssimos Imagem: Arte/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2018-09-06T04:00:00

06/09/2018 04h00

Mais poderoso celular já feito pela Samsung, o Galaxy Note 9 chegou ao Brasil na última semana com um preço um pouco abaixo do seu grande rival, o iPhone X. E, com a vantagem de ter sido lançado quase um ano depois do modelo da Apple, apresenta características interessantes que não existem no concorrente.

É claro que nem tudo é melhor no Note 9. O iPhone X ainda vai melhor no Face ID, na câmera de selfie, controle gestual do smartphone, entre outras funções do celular. Mas a concorrência ficou muito mais forte.

VEJA TAMBÉM:

O grande diferencial do Note 9 é seu tamanho, que faz ele figurar como um aparelho que se posiciona entre os tradicionais celulares e tablets. Algumas de suas funções únicas, por sinal, ocorrem muito por causa disso. Se liga abaixo:

Telona

Lilian Ferreira/UOL
Imagem: Lilian Ferreira/UOL

O primeiro destaque é o tamanho da tela. Com 6,4 polegadas, o Note 9 é o maior smartphone já feito pela Samsung e agrada quem quer um minicomputador de bolso. Mas isso está prestes a mudar: fortes rumores indicam que em 12 de setembro teremos uma nova versão do iPhone X com nada menos que 6,5 polegadas.

Câmera inteligente

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Câmera do Note 9 reconhece comida, dando mais contraste, cores e textura Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Foto com a câmera do S9+ - basicamente a mesma do Note 9, mas sem AI Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Tendência em celulares recentes, a inteligência artificial na câmera do Note 9 é um diferencial em relação ao iPhone X. A câmera traseira, que já é excelente, consegue identificar automaticamente alguns elementos da foto, como pessoas ou comida.

Essa inteligência melhora a foto automaticamente, por exemplo, dando mais contraste no caso de alimentos. A câmera do Note 9 ainda avisa se alguém piscou na foto ou se a imagem ficou tremida logo após a foto ser tirada para que o usuário faça outra.

Selfie panorâmica

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Selfie em modo panorâmico no Galaxy Note 9 Imagem: Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Sabe aquele problema de você nunca conseguir encaixar todos os amigos ou familiares na selfie por mais que estique o braço? Isso não rola no Note 9. O aparelho, assim como o S9+, conta com o recurso de "selfie panorâmica", em que você pode mexer o celular um pouco para os lados na hora de fotografar para que todo mundo apareça na foto. Isso não existe na câmera frontal do iPhone X.

Caneta

Divulgação
Parte traseira do Galaxy Note 9 Imagem: Divulgação

A linha Note da Samsung se destaca pela possibilidade do usuário utilizar um smartphone com a caneta S Pen. Apesar de ela não ser lá muito útil para a maioria das pessoas, há quem goste dessa opção no smartphone -- principalmente profissionais que fazem do celular um segundo computador.

No Note 9, a caneta ficou ainda mais útil por virar uma espécie de controle remoto. Agora, via bluetooth, ela consegue fazer diversas funções como tirar foto, mudar música e mais à distância. Há quem diga que os novos iPhones virão com uma tela que suporta a Apple Pencil, mas por enquanto isso é exclusivo do iPad Pro.

Celular que vira PC

Lilian Ferreira/UOL
No Galaxy Note 9, dá para ter uma tela na TV ou monitor e outra no celular, tudo controlado pelo aparelho. Se quiser, é possível usar teclado e mouse por Bluetooth Imagem: Lilian Ferreira/UOL

Não basta ser um minicomputador de bolso: o Note 9 é também um celular que realmente vira um PC, se você quiser. A Samsung já havia aberto espaço para isso com o DeX, dock que fazia o seu celular se conectar a um monitor e periféricos para ser usado como um PC.

Agora isso ficou melhor ainda, já que não há mais a necessidade do dock ? só é preciso ligar um cabo HDMI ao monitor para poder usar o Note 9 como um computador. Isso foi alcançado graças a um sistema de resfriamento complexo do smartphone que faz ele ser um dos mais poderosos no mercado.

Mais espaço

O novo Note 9 vem com uma opção de armazenamento maior do que o iPhone X. A memória máxima do aparelho da Samsung, em sua versão mais cara, tem 512 GB disponíveis para os usuários -- expansíveis com um cartão de memória. O iPhone X, por sua vez, tem no máximo 256 GB à disposição para compra. Será que isso muda nos próximos modelos?

Dois chips

Tradicionalmente os smartphones da Samsung -- assim como a grande maioria dos Androids -- contam com a possibilidade de inserção de dois chips. Apesar do número de pessoas que usa dois chips estar em queda em países como o Brasil, o recurso é útil principalmente em viagens, quando o turista compra outro chip local.

Contudo, a Apple também quer mudar isso: outro boato grande é de que ao menos um dos seus próximos lançamentos tenha espaço para dois chips, na busca por aumentar a presença em mercados emergentes como o Brasil.

Câmera com dupla abertura

Mais um ponto para a Samsung nas câmeras: a câmera do Note 9, assim como a do S9+, tem dupla abertura. Isso significa que ela pode variar entre essas aberturas para fazer fotos dependendo da iluminação do ambiente em que você está. É o que garante um desempenho melhor das câmeras do Note 9 em ambientes escuros em relação ao iPhone - não que a diferença seja gritante, contudo. 

Multitarefa

Com seu tamanho e poder interno, o Note 9 é um celular perfeito para usar aplicativos em multitarefa. A ideia de usar dois apps de uma vez na mesma tela do celular já se espalhou por vários smartphones da Samsung, mas é útil principalmente na linha Note. É algo que o iPhone precisa melhorar e que atualmente só vemos em iPads.

Entrada para fone

A Samsung é a resistência entre as fabricantes de celulares e segue mantendo a entrada para fone de ouvido P2 em seus dispositivos. No smartphone da Apple, por exemplo, o fone que vem na caixa se conecta à entrada de carregamento -- ou seja, você não pode carregar e ouvir música em um fone ao mesmo tempo. Se quiser usar um fone P2, é necessário ligar em um adaptador que vem junto com o aparelho.

Bixby Vision

A Bixby Vision é uma função bem legal do Galaxy Note 9 -- e que já existia em outros aparelhos da Samsung. Por meio dela, você pode apontar a câmera para algum objeto que o smartphone vai dar mais informações sobre ele - ou para um texto em outra língua para traduzir. A Google Lens, do Google, também dá essa opção para usuários, mas não temos isso no iPhone.

Mais Tecnologia